Animais de estimação podem ter saúde prejudicada pela baixa umidade do ar

Além do desconforto de falta de ar e cansaço, os bichinhos podem desenvolver doenças nos período de calor e tempo seco.

Com a chegada da primavera e previsão de altas temperaturas com baixa umidade relativa do ar, os animais também sentem sua qualidade de vida afetada pelo calor. Ao G1, a médica veterinária Nadja Oliveira, explicou que além do desconforto de falta de ar e cansaço, muitos animais podem desenvolver doenças.

“Além de problemas respiratórios, os ‘pets’ podem apresentar irritação nos olhos. Alguns animais que possuem focinhos mais curtos, que já possuem essa dificuldade respiratória, nesse tempo acaba que piorando mais”, explicou a veterinária.

Animais de estimação podem ter saúde prejudicada pela baixa umidade do ar (Imagem Ilustrativa de 584652 por Pixabay)

De acordo com a veterinária, durante os dias mais secos, alguns hábitos devem ser alterados na rotina dos “pets” e seus donos.

Passeios

Com o aumento da temperatura, o chão costuma ficar mais quente, por conta disso, a médica veterinária explicou que passeios durante à tarde devem ser evitados para evitar queimaduras nas patas dos animais. Durante os passeios, a hidratação deve ser feita constate, reforça Nadja.

“Os melhores horários são sempre pela manhã ou fim do dia. Em passeios à luz do sol, o uso de protetor solar específico para cães deve ser feito, principalmente animais de pelo branco, que são mais propensos à insolação”, detalhou a médica.

Em casos de assaduras ou queimaduras por conta do calor, a médica recomenda que o uso de óleo de girassol é eficaz tanto par tratar cicatrizar a ferida como para hidratar a pele. Em caso de irritações na pele, também causadas pela temperatura, é recomendado o uso de pomadas antimicrobianas.

Alimentação

Para amenizar o temperatura mais quente, algumas pessoas chegam a oferecer sorvete para os animais. A médica veterinária esclarece que sorvetes ou picolés não devem ser dados para os “pets”, tendo em vista o teor de gordura e açúcar presente nesses alimentos.

“Jamais podem ser oferecidos porque praticamente todo os sorvetes possuem uma base láctea ou derivados do leite. E alguns cães, por exemplo, possuem intolerância à lactose”, esclareceu a médica.

Para refrescar o animal com alimentos, Nadja pontua que algumas frutas podem ser servidas frias ou geladas, como bananas, maçãs, mamão e melancias. No entanto, algumas frutas, por possuírem acidez, não podem ser oferecidas como uvas, abacates, laranja e limão.

“Como alternativa, pode-se colocar o suco das frutas recomendadas em forminhas de gelo e oferecer como petisco ao animal ao longo do dia. A carne e água de coco também podem ser servidos”, aconselha a médica.

Banhos e cuidados higiênicos

Em relação aos banhos, Nadja explica que banhos com o uso de shampoos e sabonetes só podem ser feitos uma vez na semana. No entanto, como os animais sentem muito calor, chegando a ficar cansados e ofegantes, os donos podem deixar baldes com água para o “pet” se refrescar e brincar.

“Mas é muito importante, mesmo que após às brincadeiras e banhos com produtos, que o animal não fique molhado. Ele sempre dever ser seco, principalmente animais peludos, para evitar dermatites e inflamações causadas por conta do pelo úmido. Para secá-lo, sempre utilizar de vento frio”, pontuou a médica veterinária.

Fonte: G1.globo.com