Confira dicas para cuidar dos pets em períodos de baixa umidade

O tempo seco não causa problemas apenas para nós, seres humanos. Os animais, e especialmente os domésticos, também sofrem.

Como não estão na natureza, soltos, a possibilidade dos animais procuraram ajuda é menor do que trancafiados numa casa ou apartamento.

Bacias cheias de água ajudam a diminuir o desconforto causado pelo tempo seco (Imagem Ilustrativa de Jan Steiner por Pixabay)

Por isso temos de ter atenção e oferecer a eles os paliativos necessários para passarem por esse período da melhor forma possível.

Abaixo, uma lista de 13 coisas que você pode – e deve! – fazer por eles quando tempo está muito quente e / ou a umidade do ar muito baixa:

  1. Evite passear com seu cachorro nos horários mais quentes do dia – entre 11:00 e 16:00. Prefira caminhar bem cedinho ou ao final do dia;
  2. Ao sair, leve mais água do que de costume – ele vai necessitar. Aliás, a recomendação é diminuir a quantidade de exercícios nesses dias;
  3. A tosa pode ser indicada, já que menos pelos representa menos calor;
  4. Procure dar banho com água mais morna, ou mesmo fria;
  5. Se possível, hidrate-o com produto específico para cães e gatos;
  6. Troque a água dele várias vezes ao dia, para que esteja sempre fresca;
  7. Ajude-o a encontrar um local agradável para dormir;
  8. Deixe toalhas molhadas próximo ao local onde o cachorro ou o gato dormem. Com a evaporação gradativa da água, o ar tende a ficar mais úmido. Bacias cheias de água também ajudam;
  9. Animais que sofrem de problemas respiratórios devem ser levados ao veterinário para um ajuste da medicação;
  10. Filhotes e animais mais idosos requerem atenção maior nesse período;
  11. Uma dica interessante é levar o animal para dentro do banheiro quando você for tomar banho. O ar úmido provocado pela água do chuveiro irá lubrificar suas vias respiratórias – de forma semelhante a uma inalação;
  12. Ofereça água de coco – é doce, hidrata e eles adoram;
  13. Dê cubos de gelo para o animal brincar. Ele vai se divertir e se hidratar. Você pode fazer isso com suco de melancia ou melão.

Fonte: Animale (leia a matéria completa)