Conheça os sinais de que seu gato está estressado

Acha que seu gato está estressado? Quando os felinos sentem mudanças em seu ambiente, pode desencadear gatilhos que causam ansiedade nos gatos. Assim como nós, ossos amigos peludos têm personalidades individuais e, portanto, serão afetados por coisas diferentes.

(Imagem Ilustrativa: Szabolcs Molnar por Pixabay)

Portanto, identificar esses gatilhos é importante para evitá-los, mantendo seu gato em um estado mental de segurança. “Mudanças no ambiente de um gato às vezes podem ter um efeito negativo em seu comportamento, o que pode levar a mais problemas médicos se não for gerenciado”, disse Nina Downing, enfermeira veterinária da PDSA, ao site London News Online.

“Felizmente, existem muitas dicas e truques para ajudá-lo a entender por que seu amigo felino pode estar mostrando sinais de angústia”, acrescentou a especialista. Confira alguns deles:
Quais são os sinais?

De acordo com Downing, muitas vezes, o sinal mais notável de um gato infeliz é uma mudança em seus hábitos alimentares, aqueles que geralmente apreciam sua comida podem mostrar menos interesse nas refeições.

“Linguagem corporal negativa, como costas arqueadas, juntamente com tendências anti-sociais, também são sinais indicadores de que seu amigo peludo está lutando”, explicou ela.

Você pode notar que eles são mais vocais do que o normal e que sua pelagem está se deteriorando, o que pode indicar excesso de higiene. “Urinar fora da caixa de areia, juntamente com sintomas mais preocupantes, como passagem de sangue, doença e perda de peso, pode imitar outras condições médicas, portanto, consulte seu veterinário para um diagnóstico adequado.”

1. Mudanças em seu ambiente

“Mudanças significativas em seu ambiente podem ser uma das principais causas de estresse em gatos, isso inclui qualquer mudança na decoração da casa, renovação ou substituição de seus pertences”, disse Downing.

Ao fazer quaisquer ajustes importantes, certifique-se de que eles ainda tenham um espaço seguro com áreas separadas para comida, água, bandeja de lixo e arranhadores, além de um lugar confortável para dormir, segundo a especialista.

2. Mudanças sociais

Muitos gatos são territoriais e tendem a preferir sua própria companhia e espaço. “Mudanças como a chegada de um novo animal de estimação ou bebê podem ser muito estressantes, assim como qualquer perda, por isso é importante ajudar seu gato nessas etapas”, explicou a especialista.

Os felinos também gostam de rotina, então tente manter um horário regular de alimentação e reserve um tempo para brincar com eles todos os dias.

Como evitar que meu gato fique estressado?

Garantir que as principais necessidades de bem-estar do seu gato sejam atendidas é a melhor maneira de evitar um bichano estressado. Assim como nós, mantê-los ativos também pode ajudar a reduzir o estresse, então reserve um tempo para jogos e atividades todos os dias.

“Se você está antecipando algo que pode ser estressante para o seu gato, considere investir em um difusor de feromônio que proporciona conforto e evita a marcação de urina e arranhões indesejados”, sugeriu a veterinária.

Fonte: Petepop