Gatos conseguem saber onde os donos estão mesmo sem vê-los, diz estudo

De acordo com um novo estudo realizado no Japão, os gatos podem rastrear a localização de seu dono usando pistas de áudio, mesmo quando não conseguem vê-los.

Saho Takagi, principal autora do estudo e estudante de doutorado na Universidade de Kyoto, disse que sempre se interessou pelas habilidades auditivas dos gatos. Segundo ela, os gatos têm orelhas sensíveis que podem se mover em direções diferentes.

(Imagem Ilustrativa: Pexels por Pixabay)

O estudo, realizado em uma casa e em um café para gatos, e publicado na quarta-feira (10) na revista PLOS One, observou como os gatos reagem às vozes de seus donos sem pistas visuais, usando alto-falantes que reproduzem uma gravação dos donos dizendo os nomes de seus gatos.

Os pesquisadores colocaram os alto-falantes separados um do outro, fora da vista dos gatos, para ver como eles responderiam aos sons, especialmente se a voz do proprietário parecia se teletransportar de um local para outro.

Outro grupo de pessoas, que não eram especialistas em comportamento animal, classificou o nível de surpresa dos gatos em uma escala de 0 a 4, com base em comportamentos como movimentos de orelha e cabeça.

Os gatos do estudo ficaram surpresos quando seus donos pareceram “transportar” de um local para outro, concluiu o estudo. Os resultados deste estudo demonstram evidências de cognição socioespacial em gatos, o que significa que eles podem imaginar mentalmente onde os outros estão por meio de pistas como o som.

“Este estudo mostra que os gatos podem mapear mentalmente sua localização com base na voz de seu dono”, disse Takagi. “[Isso sugere] que os gatos têm a capacidade de imaginar o invisível em suas mentes. Os gatos [podem] ter uma mente mais profunda do que se pensa.”

Fonte: Petepop