Ícone do site Atibaia.com.br

Gatos idosos: dicas para mantê-los saudáveis na terceira idade

Vigilância constante do dono, exames veterinários regulares e testes de bem-estar são os pilares do cuidado ao gato sênior. De acordo com as Diretrizes de Atendimento ao Idoso da Associação Americana de Profissionais para Felinos (AAFP), os gatos mais velhos são classificados como maduros ou de meia-idade entre 7 e 10 anos, os mais velhos, de 11 a 14 anos, e os geriátricos, de 15 a 25 anos.

Muitos começam a tratar um gato que tem 7 anos ou mais como veteranos e começam a fazer exames de bem-estar a cada seis meses, em vez de anualmente. Os sinais de que alguma doença se instalou em um gato são muito sutis, já que os bichanos são hábeis em escondê-la.

(Imagem Ilustrativa: Mrdidg por Pixabay)

Como muitas doenças são mais comuns em gatos idosos, a vigilância de seus hábitos cotidianos precisa ser intensificada após os 7 anos, para ter certeza de que podemos prevenir e detectar problemas precocemente.

O que observar

Doenças comuns

Veterinário

Um exame físico completo é recomendado a cada seis meses para todos os gatos com mais de 7 anos. Se isso parecer muito, considere que as consultas semestrais de veterinários equivaleriam a um ser humano consultando seu médico a cada três ou quatro anos.

Muitas vezes, os gatos idosos têm mais de um problema. Exames e testes de bem-estar são os pilares para mantê-los saudáveis.

Cuidados especiais

Fonte: PetMD

Sair da versão mobile