Tire suas dúvidas sobre a alimentação do seu cão – horário, quantidade, frequência

Sabia que alimentar seu cachorro no mesmo horário todos os dias fornece a segurança e a previsibilidade de uma rotina? Confira tudo o que você precisa saber sobre a alimentação do seu cão.

(Imagem Ilustrativa de Adriana Morales por Pixabay)

Qual a melhor hora para alimentar o cão?

Embora não haja melhor horário, para a maioria dos cães que comem duas vezes ao dia, é melhor alimentá-los de manhã, assim que você se levantar, e novamente ao chegar em casa do trabalho à tarde. Isso lhes dá tempo para digerir a comida e irem ao banheiro antes de você ter que sair de casa ou ir para a cama.

O cão deve comer uma ou duas vezes por dia?

Os cães menores devem comer duas vezes ao dia, enquanto os cães maiores podem comer apenas uma vez ao dia. Isso ocorre porque os cães menores têm mais dificuldade para regular o açúcar no sangue e passar um dia inteiro sem comer pode fazer com que o açúcar no sangue fique muito baixo.

Mas, mesmo os cães grandes prefeririam comer duas vezes ao dia se tivessem a opção. A hora da refeição é empolgante, divertida e algo para se esperar que fornece estrutura para o seu dia, mesmo que eles devorem sua ração em apenas cinco minutos. Alimente os cães que comem duas vezes ao dia com intervalos de 10 a 12 horas.

E os cães que comem livremente?

De acordo com especialistas, a alimentação livre é uma boa ideia para cães que não comem demais. Alguns cães comem cada pedaço de ração que você dá a eles até ficarem muito doentes, enquanto outros se auto-regulam sobre o que comem.

Se o seu cão comer toda a tigela de comida assim que você colocar, é melhor alimentá-lo com refeições durante o dia e não continuar enchendo a tigela quando ela estiver vazia.

A melhor maneira de ver o que é certo para seu cão é colocar uma tigela de comida no chão. Se eles comerem tudo, encha de novo. Se continuarem comendo, não poderão ser alimentados livremente e precisarão de refeições com porção controlada uma ou duas vezes ao dia. A alimentação livre tende a fazer com que os cães se tornem obesos, o que pode levar a problemas de saúde.

Como os cães sabem que é hora de comer?

Se o seu cão não permite que você se esqueça da hora de comer, pense nele como seu ajudante. Os pesquisadores acham que os cães podem dizer a hora para coisas como jantar e caminhadas usando seu ritmo circadiano como um relógio biológico interno ou pela “hora do olfato” (a maneira como cada parte do dia cheira os ajuda a identificar o que deve acontecer a seguir).

Fonte: Petepop