Nesta época tão esperada do ano, muitas pessoas têm a tradição de viajar para curtir dias de descanso ao lado da família. E quem não pode faltar durante as férias? O bichinho de estimação! Mas é preciso planejamento e cuidado na hora de pegar a estrada. A seguir, algumas dicas importantes para a segurança do bichinho.

O cinto de segurança é o item mais importante antes de começar o passeio. De acordo com a médica veterinária Thaís Matos, que atua na área de Confiança e Segurança da DogHero, todos os viajantes, incluindo o pet, devem estar presos ao banco.
O animal solto pode se machucar durante uma colisão ou brecada, além de gerar distrações ao motorista. A falta do acessório também gera infração de trânsito e perda de pontos na carteira de habilitação.
O cinto específico para cachorros funciona como um extensor para ser acoplado ao banco.
A profissional também recomenda colocar a caminha do pet sempre no banco de trás para oferecer uma sensação extra de conforto.
Por causa do calor intenso do verão, é comum que o ar-condicionado esteja ligado. Mas é preciso ficar atento para mantê-lo em temperatura neutra ao longo do trajeto, e nunca direcionado ao animal.
“Sabemos que os cachorros amam ficar espiando e tomando aquele vento durante o passeio de carro, mas isso pode causar dor de ouvido e prejudicar a audição, além de causar irritação nos olhos”, explica Thaís. Ou seja, janelas fechadas!
O ideal é levar seu cão a uma consulta durante os preparativos da viagem. “Alguns pets costumam enjoar durante viagens de carro, portanto, o veterinário poderá recomendar o medicamento e a dosagem correta”, alerta.
Outra dica é buscar capas protetoras feitas para acomodar os animais. Elas são feitas em tecido e evitam que os cães escorreguem durante o trajeto e também protegem as portas do carro para evitar sustos
Fonte: R7.com