Veterinária explica diferenças entre rações secas e úmidas para gatos

Gatos procuram diferentes experiências sensoriais e a diversidade de texturas torna o momento de comer mais agradável para eles.

Os gatos são cada vez mais populares nos lares brasileiros. A população de felinos no País é estimada em 23,9 milhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão é que esse número chegue a 30 milhões até 2022. Esses bichinhos têm particularidades que os tutores devem conhecer para preservar sua saúde, especialmente quanto à alimentação.

(Imagem Ilustrativa de Capri23auto por Pixabay)

A veterinária especialista em medicina felina, Vanessa Zimbres, explica que os gatos são carnívoros estritos e possuem características metabólicas que tornam suas necessidades proteicas de duas a três vezes maior do que a do cão.

Nas prateleiras dos supermercados é comum encontrar opções de rações secas, sachês de ração úmida e petiscos voltados para os felinos, no entanto, o planejamento alimentar desses bichanos deve ser realizado com cuidados.

De acordo com Vanessa, as rações secas contêm mais carboidratos e proteína vegetal, ingredientes que não fazem parte da dieta do carnívoro. Além disso, elas contêm, em média, de 30% a 40% de carboidratos, o que pré-dispõe os felinos ao ganho de peso e ao diabetes.

Já as rações úmidas, possuem em sua composição 80% água e alta concentração de proteína animal. Ou seja, a dieta úmida é menos calórica e mais nutritiva.

“O alimento úmido é muito mais do que um petisco. E ele pode, perfeitamente, ser combinado ao alimento seco, seja na mesma refeição ou de forma alternada, desde que tenham os mesmos objetivos nutricionais. Essa é a maneira ideal de oferecer uma dieta completa e balanceada e auxiliar no controle do peso”, explica a veterinária.

Além disso, segundo a profissional, os gatos procuram diferentes experiências sensoriais, institivamente, e, por isso, a diversidade de texturas torna o momento de comer mais agradável para eles.

Mas é importante levar em consideração alguns fatores que dizem muito sobre as necessidades nutricionais dos animais, como idade, sexo, tamanho, estilo de vida e saúde. De acordo com a veterinária, os nutrientes fornecidos na dieta são essenciais para as funções vitais do organismo.

Fonte: G1.globo.com (leia a matéria completa)