Veterinário orienta sobre os riscos da obesidade em cães

Segundo médico veterinário, principal causa da obesidade canina está na alimentação não balanceada, mas também ocorre devido a alguns problemas hormonais.

A obesidade canina está cada vez mais comum, mas os quilos em excesso podem se transformar em riscos para os pets.

De acordo com o veterinário de Itapetininga (SP) Lucas Somaglia Albino de Matteis, a principal causa da obesidade canina está na alimentação não balanceada, mas também ocorre devido a alguns problemas hormonais que podem facilitar o desenvolvimento da corpulência.

“Cães de qualquer porte podem se tornar obesos. Porém, a obesidade é mais comum em cães de pequeno porte, pois geralmente eles ficam em contato mais estreito com a família do tutor dentro de casa”, explica o médico.

Cuidados com os animais em condições de obesidade ou sobrepeso são indispensáveis (Imagem de Juan Martínez por Pixabay)

Segundo o veterinário, os cuidados alimentares devem ser desempenhados durante todos os anos de vida do bichinho. Contudo, conforme os pets envelhecem a atenção deve ser redobrada, já que cães idosos têm mais tendência a desenvolver o problema de peso.

“É importante ajustar a alimentação oferecida para evitar excessos, mas também é necessário que a família do cão agende uma consulta com um veterinário, especialista em nutrição, para que o motivo da obesidade seja determinado e feito o tratamento específico”, conta.

Ao G1, ele explicou que as melhores rações à venda nas prateleiras dos supermercados são formuladas visando o melhor balanço nutricional. Elas possuem, muitas vezes, numerosas linhas específicas para cada fase e porte dos animais.

“Os petiscos não deixam de ser saudáveis de um modo geral, entretanto, nunca devem ser oferecidos em excesso e, antes de oferecê-los, é preciso consultar um veterinário de confiança.”

Trocar ração por uma dieta à base de grãos, tubérculos e legumes naturais é uma boa opção, mas o especialista alerta para que qualquer mudança na dieta do pet seja estritamente orientada por um nutricionista veterinário.

“Como o metabolismo dos cães é diferente, a proporção de nutrientes necessários diariamente é também diferente da indicada para humanos”, diz.

Segundo ele, rações do tipo “light” são boas opções para auxiliar a perda de peso excessivo, mas o problema também pode ser solucionado com uma dieta formulada por um nutricionista veterinário, de acordo com a necessidade de cada raça e idade do cão.

Os cuidados com os animais em condições de obesidade ou sobrepeso são indispensáveis e, além de observar a questão alimentar, o especialista orienta que devem ser estimuladas as práticas de atividades físicas para prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas ou articulares.

“A obesidade pode acarretar no desenvolvimento de doenças articulares, hormonais, incluindo diabetes e doenças do coração. Para evitar essas patologias, caminhadas, passeios e brincadeiras diárias com bolinhas ou outros brinquedos contribuem com a saúde e qualidade de vida dos cães.”

Fonte: G1.globo.com