Veterinário tira dúvidas sobre sintomas e tratamentos da doença renal crônica em gatos

Segundo veterinário, além dos fatores genéticos, o ambiente que os gatinhos vivem também podem contribuir para o surgimento dessa doença.

A Doença Renal Crônica (DRC) é uma doença comum em gatos e deve ser um motivo de cuidado importante para os tutores dos bichinhos. Entre os sintomas estão a perda de apetite, a perda de peso progressiva, hálito forte, urina frequente e a desidratação.

Gatos são propícios a terem doenças renais (Imagem Ilustrativa de Sbringser por Pixabay)

Segundo o veterinário Reynaldo Dias Landgraf Junior, além dos fatores genéticos, o ambiente que os gatinhos vivem também podem contribuir para o surgimento dessa doença.

De acordo com ele, como prevenção, é preciso que os tutores realizem um manejo diário, disponibilizando água à vontade ou comprem fontes para que o animal tenha sempre água corrente por perto se sentir necessidade.

Além disso, conforme o especialista, os tutores não devem jamais medicar os animais com nenhum tipo de remédio sem antes consultar um médico veterinário de confiança.

“Não é para medicá-los porque o vizinho indicou ou muito menos porque o funcionário do petshop indicou. Alguns medicamentos podem causar a doença renal crônica ou piorar o quadro renal do seu bichinho”, orienta Reynaldo.

Um dos fatores de risco para essa doença, segundo Reynaldo, é a idade avançada do gatinho. Contudo, ao G1, o veterinário informou que a insuficiência renal pode atingir animais de todas as idades por conta da genética ou má formação do órgão.

Tratamento

Reynaldo explica que cada tratamento deverá ser feito de acordo com o animalzinho e o organismo dele. Por isso, é necessário sempre ir a consultas com especialistas de confiança para que eles elaborem a melhor estratégia de tratamento ao felino.

“Tudo depende muito do estado clínico e dos exames laboratoriais dos gatinhos”, diz.

De acordo com ele, para animais diagnosticados com a DRC existe ainda uma alimentação específica, mas que será receitada por um veterinário nutricionista e ela poderá ser industrializada ou elaborada.

“Vale destacar que felinos são animais estritamente carnívoros, sendo assim, leite e derivados não fazem parte da dieta deles”, esclarece.

Conforme explicou o especialista, caso o animalzinho não receba o tratamento necessário para a doença renal crônica, além de dor física e sofrimento, o bichinho pode ter como consequência a morte.

Ao G1, o veterinário Reynaldo Dias Landgraf Junior orienta para que os tutores sempre levem os bichinhos de estimação filhotes, jovens, adultos e idosos ao médico e peçam exames de rotina.

Fonte: G1.globo.com