Região bragantina tem 39 pacientes à espera por vaga para internação por Covid-19

Bragança Paulista está com 100% da capacidade hospitalar há 17 dias e pacientes têm sido transferidos. Gestão informou que vai abrir 16 vagas de internação. Número não é suficiente para a demanda.

A região bragantina tem 39 pessoas na fila de espera por vaga de internação por Covid-19. Bragança Paulista está há 17 dias sem vagas na rede pública, com 100% da capacidade ocupada. Desde então, os pacientes precisam aguardar vagas em outras cidades para serem transferidos. A gestão informou que tenta habilitar novos 16 leitos.

A cidade atingiu a capacidade máxima no dia 22 de fevereiro. Ao todo, são 31 leitos de internação para a doença, entre UTI e enfermaria. A cidade vive o pico da doença, com o pior cenário desde o início da pandemia e enfrenta pela terceira vez os hospitais lotados.

UPA Bom Jesus em Bragança Paulista (Foto: Alesp)

De acordo com a Secretaria de Saúde, até a noite desta quarta-feira (11) eram 18 pessoas aguardando leitos de UTI em estado mais grave e 21 pacientes que aguardam internações em enfermaria.

Os pacientes estavam sendo transferidos para hospitais de outras cidades, principalmente da capital, pelo sistema de regulação de vagas do SUS. Mas com a situação dos hospitais em São Paulo, a espera passou a ser maior.

A gestão havia anunciado a liberação de 16 novas vagas ainda nesta quarta-feira (10) na Santa Casa da cidade. Apesar disso, eles não ficaram prontos porque equipamentos de suporte não teriam sido entregues a tempo.

Até esta quarta-feira (11) Bragança Paulista acumulava 2,9 mil casos confirmados e 118 óbitos.

Fonte: G1.globo.com