Bragança Paulista endurece regras e vai fechar até comércio essencial nos próximos finais de semana

Supermercados, por exemplo, só poderão realizar atividade por delivery nos dois próximos finais de semana. Farmácias, clínicas médicas e de saúde animal poderão atuar. Medida, segundo a prefeitura, é para frear doença na cidade, que tem mais de 11 mil contaminados e 228 mortes.

A Prefeitura de Bragança Paulista endureceu novamente as regras da quarentena e anunciou que vai fechar até comércios considerados essenciais nos próximos dois fins de semana. A medida abrange os supermercados, por exemplo, que só poderão atender por delivery em 27 e 28 de março e 3 e 4 de abril.

Com o novo decreto, a administração estendeu a quarentena na cidade até 4 de abril e deixou as regras mais rígidas, com a proibição da atividade de marinas e de locação de chácaras e espaços de festas, inclusive para eventos familiares. A venda de bebidas alcoólicas também foi proibida de sexta a domingo.

Bragança Paulista (Foto: ALESP)

A principal medida é o fechamento de comércios essenciais nos dois próximos fins de semana. Supermercados só poderão atuar em delivery. Apesar disso, para evitar aglomerações, a administração informou que os supermercados poderão funcionar nos dias de semana (de 29 de março a 2 de abril) com horário estendido até 22h.

A regra de fechamento aos finais de semana não vale para serviços de emergência, como farmácias, clínicas médicas e de saúde animal.

A gestão ainda impôs um horário escalonado para o início de atividades na cidade, para diminuir o contato entre pessoas. A indústria deve começar a operar das 5h até às 7h; o setor de serviços das 7h até às 9h e o comércio das 9h até às 11h.

Além disso, a administração ainda suspendeu a gratuidade a idosos no transporte público em horários de alta demanda: entre 5h e 9h e entre 16h e 20h dos dias 26 de março a 04 de abril e durante todo o dia em 27 e 28 de março e 3 e 4 de abril.

Antecipação de feriados

A Prefeitura de Bragança Paulista informou que vai antecipar os feriados de Corpus Christi, Finados, Consciência Negra e Festa da Imaculada Conceição para os dias 29, 30 e 31 de março, além do dia 1º de abril.

Segundo a prefeitura, a medida foi adotada em virtude da antecipação dos feriados em São Paulo. “Se faz necessária a mesma medida em nosso município, levando em consideração que existe uma grande possibilidade de turistas se deslocarem à região bragantina, mesmo com a situação pandêmica e a necessidade de isolamento social”, informou.

A antecipação de feriados em São Paulo foi criticada pelo prefeito de Bragança Paulista em reunião com o governo estadual e prefeitos. “Está tirando de São Paulo para fazer morrer no interior”, disse Jesus Chedid (DEM) no encontro.

Colapso na saúde

Com recorde de mortes e há cerca de um mês com os hospitais lotados, a prefeitura anunciou a adoção de medidas mais duras para frear a circulação do vírus na cidade. De acordo com a determinação estadual, a fase emergencial seguiria até o dia 30 de março em todo o estado, mas a cidade antecipou a extensão do prazo.

No último fim de semana, a prefeitura usou drones para fiscalizar uma área de imóveis de temporada e flagrou uma festa de família com dez pessoas que vinham da capital para o fim de semana na cidade. O grupo foi dispersado e impedido de permanecer aglomerado no local.

A região bragantina está há cerca de um mês sem vagas em hospitais para pacientes que precisam de leitos de UTI. Há duas semanas, um idoso de Joanópolis morreu na fila de espera de uma vaga por um leito com respirador.

A cidade tem visto os números da pandemia crescerem, com aumento no número de casos e recorde de mortes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são 11 mil casos confirmados e 228 mortes.

Fonte: G1.globo.com