Busca de doador para menina com leucemia mobiliza moradores de Joanópolis

A garota Teka tem leucemia aguda há quatro anos e contou com a ajuda de amigos para reunir doadores neste sábado (7).

A busca de doadores para uma menina de 12 anos com leucemia mobilizou mais de mil moradores de Joanópolis neste sábado (7). Um mutirão foi organizado para fazer os testes e descobrir quem pode ajudar a garota que precisa de um transplante de medula óssea.

A Teka tem 12 anos e há quatro anos ela foi diagnosticada com uma leucemia aguda. “A gente começou o tratamento nessa época e foi até 2018. Então ela parou com a quimioterapia em dezembro e ficou sem até setembro de 2019. Foram idas e vindas ao hospital, intercorrências, transfusões de sangue, até que ela superou”, conta a mãe, Fernanda Espósito.

Busca de doador para menina de 12 anos com leucemia mobiliza moradores de Joanópolis (Foto: Reprodução/Facebook)

Após superar a doença, Teka voltou a passar mal e a família recebeu a notícia que de que a leucemia tinha voltado. Mas, dessa vez, ela precisaria de um transplante de medula óssea. Logo de cara os pais fizeram o teste e descobriram que não eram compatíveis com a filha.

Foi então que os amigos Patrícia Costa e Mauro Ximenes pediram ajuda ao Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que é ligado ao Instituto Nacional do Câncer, e começaram a mobilizar os moradores de Joanópolis e região. “Eles toparam nos ajudar e pediram o mínimo de 500 pessoas para fazer a doação”, conta Patrícia.

Neste sábado, além da equipe do Redome, enfermeiros e moradores de Joanópolis trabalharam de forma voluntária para cadastrar e coletar sangue de mais de mil doadores que passaram pelo local.

O número de candidatos foi tão grande, que uma nova ação será feita na cidade no dia 25 de janeiro para atender as pessoas que não puderam se cadastrar.

Fonte: G1.globo.com