Com uso de drone, prefeitura flagra aglomeração em chácara em Bragança Paulista

Guarda Municipal encontrou grupo de São Paulo em imóvel na cidade. Drones vão sobrevoar chácaras, sítios e casas de festa para fiscalizar eventos clandestinos.

A guarda municipal de Bragança Paulista flagrou uma aglomeração em uma casa de veraneio no sábado (20). De acordo com a prefeitura, o flagrante foi feito com o uso de um drone que sobrevoava a região e percebeu o grupo. A gestão está usando o equipamento como reforço para a fiscalização de descumprimento das regras de isolamento social e fase emergencial.

Prefeitura vai usar drones para fiscalizar aglomerações
(Foto: Divulgação/ Guarda Civil Municipal)

Segundo a prefeitura, o flagrante aconteceu no bairro Menin no início da tarde. A guarda sobrevoava a área com drone, quando identificou o evento. No local, foi encontrado um grupo de São Paulo com dez pessoas que passava o feriado na cidade. Após a abordagem, o grupo foi dispersado.

Com os hospitais em capacidade máxima há um mês e com o índice de mortes por Covid-19 em alta, a prefeitura passou a usar drones neste sábado (20) para fiscalizar áreas de casas de veraneio, chácaras, sítios e espaços de evento. O objetivo da medida é evitar festas clandestinas, principalmente com a antecipação dos feriados na capital.

Além da medida, a prefeitura ainda incluiu fiscalização com bafômetro na saída dos bairros onde há maior número de casas de veraneio e intensificou as rondas na zona rural.

Colapso

A cidade atingiu 100% da capacidade de internação no dia 22 de fevereiro. Depois disso, chegou a abrir cinco novos leitos, mas a fila de espera era maior que o número. De acordo com a última atualização, a cidade tinha 16 pessoas aguardando por uma vaga com Covid-19, dentre elas 11 em estado grave.

No último fim de semana, um idoso que aguardava por um leito não resistiu e morreu. Sem vagas, quem precisa de internação é enviado para a central de regulação de vagas do estado, que tem mais de mil pessoas cadastradas aguardando por um leito.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, a cidade tem 11.137 casos confirmados com Covid-19 e 214 óbitos.

Fonte: G1.globo.com