Como lidar com o atraso no pagamento do aluguel em São Paulo durante a pandemia

O coronavírus foi oficialmente declarado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde, trazendo instabilidade à economia mundial. O mercado de ações está atingindo mínimos que não são vistos há décadas e as indústrias mais afetadas estão começando a demitir trabalhadores que vivem de aluguel em São Paulo.

Ainda assim, mesmo em tempos de crise como a desencadeada pelo coronavírus, ter casa para morar e comida para se alimentar devem ser prioridades durante esta fase de enfrentamento e de quarentena. E, em caso de dificuldades de pagar ou receber um aluguel, seja por parte de um locatário quanto por parte de um proprietário, é importante nesse momento rever custos e dialogar ao máximo para se minimizar o impacto a longo prazo.

(Imagem: Pixabay)

Para quem deseja renegociar dívidas, todo tipo de desejo de negociação é sinal de boa fé, especialmente se o motivo pelo qual você estiver atrasando contas for uma situação de desemprego ou por estar com sua empresa temporariamente fechada.

Pensando em ajudá-lo neste momento em que o coronavírus ameaça as finanças de muita gente, acompanhe algumas das nossas dicas para que você possa lidar com o atraso de aluguel, seja para locadores, seja para locatários. Acompanhe!

Pandemia faz necessário enxugar gastos e planejar o futuro

O primeiro passo para superar essa ansiedade que a crise de coronavírus está causando é aceitar que sua vida será diferente por um tempo e se concentrar nas tarefas que você pode controlar. Especialmente se foi impactado financeiramente por isso. Mesmo para pessoas abastadas, se preocupar com dinheiro é comum em tempos de incerteza. Se você estiver cada vez mais preocupado com dinheiro, faça um balanço dos recursos que possui.

Identifique quais são seus gatilhos emocionais e como você reage a eles. Talvez você seja um comprador estressado ou esteja pensando em vender alguns investimentos. Seja o que for, não deixe suas emoções assumirem o controle, especialmente se estiver considerando visitar casas para alugar em SP.

Não há problema em se distanciar de notícias perturbadoras, desde que você se mantenha informado. Escolha um canal em que você confie e não se encha dele. Limite sua exposição nas mídias sociais. Dito isto, mantenha-se atualizado sobre o que seus bancos, credores, empregador e Governo estão fazendo em resposta ao vírus.

Caso se sinta muito perturbado com a insegurança atual, considere conversar com um profissional de saúde mental ou terapeuta financeiro para pedir apoio

Dicas para inquilinos de imóveis

Se você é inquilino, negociar seu aluguel durante o período de pandemia, para o caso de você estar com dificuldade de cumprir com suas obrigações financeiras pode economizar o trabalho de se mudar, trocar de casa em pleno período de quarentena e ficar se deslocando por São Paulo desnecessariamente para procurar um novo lugar pra viver.

Na maioria dos casos, uma boa conversa com o proprietário e o pedido de renovação de contrato tendo prazos e/ou redução de custos pode ajudar nesta hora. Então, se você gosta do local aonde mora atualmente e não quer gastar com as despesas envolvidas numa mudança inesperada, busque o diálogo e faça de tudo para renegociar prazos de aluguel com o proprietário.

Como uma estratégia clara para negociar o aluguel neste momento delicado da pandemia, você pode sugerir um contrato em que todos saiam ganhando, pois também para o proprietário pode ser melhor ter o imóvel ocupado do que a dúvida de quando poderá preenche-lo em meio a esse andamento da fase de quarentena.

Na hora de rever seu plano de pagamento, mesmo que seu aluguel seja baixo e que você viva em um apartamento para alugar em SP, relembre que inquilinos e proprietários precisam trabalhar juntos para, neste momento, focarem em possibilidades de benefício mútuo a longo prazo. Mesmo assim, se o proprietário se recusar a elaborar um plano de pagamento, vale a pena recorrer ao seu banco para um empréstimo de curto prazo. Muitos bancos estão se oferecendo para ajudar seus clientes durante esse período difícil e você deve absolutamente tirar proveito da assistência, se precisar disso.

Dicas para proprietários de imóveis

As pessoas estão sempre procurando a melhor maneira de ganhar dinheiro, com baixo risco e sem muito trabalho duro. No entanto, em momentos de crise como a atual pandemia do COVID-19, a segurança financeira se torna ainda mais importante.

À medida que o mercado de ações sofreu uma desaceleração , muitos procuraram em outros lugares a melhor estratégia de investimento durante a crise. Mais uma vez, o aluguel de longo prazo surge como uma das principais maneiras de investir dinheiro, pois a expectativa é que, após o próximo semestre, isso tudo passe!

Isso torna o aluguel de longo prazo uma estratégia relativamente importante de investimento imobiliário. Esse benefício é ainda mais importante durante uma pandemia, quando todas as partes desejam minimizar as interações e visitas o máximo possível. Segundo, menos manutenção significa menores despesas recorrentes, o que aumenta o retorno do investimento dessa estratégia.

Aos proprietários, ainda, recomenda-se cautela para aceitar renegociações ou dilatar prazos, especialmente para imóveis em que devem pagar via empréstimos ou financiamentos. É melhor ter um imóvel faturando do que ocioso, seja qual valor o montante recebido. Tenha cautela nesse momento e, evidentemente, não deixe de acordar tudo por escrito e muito bem documentado.

Dicas para investidores imobiliários

Investir em imóvel é sempre um bom negócio. Se você deseja coloca-lo para alugar, saiba que uma decisão de aluguel de longo prazo é uma estratégia de investimento superior em todos os momentos, especialmente durante uma crise como a atual pandemia de coronavírus.

Afinal de contas, esse tipo de investimento oferece muitos benefícios que não estão disponíveis com outras estratégias. Se você está procurando a melhor maneira de começar a ganhar dinheiro mesmo durante esta crise mundial, pense em comprar uma propriedade para investimento para alugar tradicionalmente, caso tenha como assumir este custo.

Afinal, a demanda de pessoas querendo se desfazer de imóveis por precisar de dinheiro durante a crise pode ser uma boa oportunidade mesmo em meio a este cenário complexo que a pandemia trouxe ao mercado imobiliário.

Gostou destas dicas? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!

 

Fonte: Marketing Digital