Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado de Finados

Hospitais manterão atendimento às urgências e emergências; postos do Poupatempo abrem segunda (1º) para mutirão do RG e fecham terça (2).

Na próxima terça-feira (2) é celebrado o feriado nacional do Dia de Finados. Com isso, alguns serviços no estado de São Paulo podem ter horários de funcionamento alterados nesta data e nos dias anteriores, a partir deste sábado (30).

Na retomada segura promovida pelo Governo de SP, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios. As prefeituras possuem autonomia para determinar rigidez de restrições conforme as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar.

(Foto: Divulgação)

Todas as atividades econômicas devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP (saopaulo.sp.gov.br/planosp/). Veja abaixo o que abre e o que fecha e se programe.

Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde informa que durante o feriado nacional de Finados, na próxima terça-feira (2), os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Na segunda (1º) e terça-feira, o posto Clínicas de doação da Fundação Pró-Sangue estará funcionando das 8h às 17h. os demais estarão fechados. Para mais informações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

O Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) atenderá em horário habitual na segunda-feira e não terá expediente na terça. O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) na Zona Leste estará fechado nos dois dias e retoma as atividades normalmente na quarta-feira (3).

No dia 1º, parte dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) funcionarão normalmente, com exceção das seguintes unidades: Barretos, Bourroul, Caraguatatuba, Fernandópolis, Itu, Jales, Lorena, Mauá, Santo André, São Carlos, São José dos Campos, Santa Fé do Sul e Votuporanga. Nenhum dos AMEs programou agendamentos para o dia 2, e todos voltam ao expediente de rotina a partir de quarta.

As unidades da Farmácia Dose Certa não terão expediente durante o feriado. Algumas Farmácias de Medicamentos Especializados, conhecidas popularmente como as de “alto custo” funcionam na segunda-feira (confira relação abaixo). No feriado, nenhuma terá expediente.

Funcionamento das FMEs na segunda-feira (1):

Campinas – Setembrinho – 07 às 17 horas
Guarulhos – 07 às 17 horas
Hospital de Base – 08 às 16 horas
Bauru – 07 às 16 horas
Presidente Prudente – 07 às 18 horas
Votuporanga – 07 às 17 horas
Mogi das Cruzes – 07 às 19 horas
Hospital João Paulo II – 06 às 16 horas

Poupatempo

Na próxima terça-feira (2), os postos do Poupatempo em todo estado de São Paulo estarão fechados por conta do Dia de Finados. Já na segunda-feira (1º), véspera de feriado prolongado, as unidades irão funcionar exclusivamente, no horário habitual, para o mutirão de RG e CNH, atendendo apenas às solicitações da primeira e segunda via de Carteiras de Identidade e renovação da habilitação – a exceção é para o Poupatempo de Serra Negra que, devido ao feriado municipal em comemoração à padroeira da cidade, estará fechado nesta data.

Na quarta-feira (3), todas as 87 unidades do Poupatempo voltam a funcionar normalmente, mediante agendamento prévio de data e horário.

Durante todo o feriado, os canais digitais do Programa – com quase 160 opções online, como a renovação da CNH, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, licenciamento de veículos, carteira de vacinação da Covid-19, entre outros –, permanecerão à disposição da população para os atendimentos remotos, sem sair de casa.

Importante reforçar que os atendimentos nos postos do Poupatempo são realizados somente para serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como os de RG (primeira via e renovação com alteração de dados), transferência interestadual e mudança nas características de veículos, por exemplo. O agendamento, gratuito, pessoal e intransferível, é obrigatório e deve ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou ainda nos totens de autoatendimento.

Mutirão do RG e CNH

O Poupatempo realiza neste sábado, 30 de outubro, e na próxima segunda-feira, 1º de novembro, a quinta etapa do mutirão. Nesta edição, além do atendimento exclusivo para emissão do RG também haverá oferta de vagas (somente na segunda-feira, 1/11), para aqueles que precisam renovar a habilitação.

Para conferir os documentos necessários e realizar o agendamento para a realização do serviço, que é obrigatório, basta acessar os canais digitais do programa. As informações sobre endereços e horários de funcionamento das unidades, podem ser consultadas no site do Poupatempo.

CPTM, Metrô e EMTU

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação durante o feriado de Dia de Finados, na próxima terça-feira (2). EMTU, CPTM, Metrô e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade vão monitorar as operações e se necessário, as equipes estão preparadas para fazer ajustes na circulação.

CPTM – Na segunda-feira, as sete linhas da CPTM vão operar com oferta de trens semelhante ao dia normal. No feriado da terça-feira, a circulação será equivalente a um domingo.

Linha 9-Esmeralda – No domingo (31) e na terça-feira (2) a estação Osasco não funcionará das 9h às 18h. A alteração de trens é para serviços de manutenção na via permanente e rede aérea. O trajeto da linha será feito entre as estações Grajaú e Presidente Altino. A alternativa para os passageiros que têm como destino as estações de Osasco e Grajaú é a Linha 8-Diamante, que pode ser acessada na estação Presidente Altino.

EMTU – No feriado do Dia de Finados (2), as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte, seguirão a programação horária de domingo.

Já na segunda-feira (1º) as linhas que atendem a Baixada Santista vão funcionar normalmente, como nos dias úteis, e as demais regiões metropolitanas vão seguir a programação horária de sábado. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Metrô – As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata vão ter operação normal de dia útil durante toda a segunda-feira (1º). Na terça-feira (2), a operação será equivalente a de um domingo, com trens reservas preparados para entrar em circulação caso ocorra aumento de demanda.

Linha 15-Prata – No sábado, domingo e terça-feira (30 e 31/10 e 2/11), haverá testes na Linha 15-Prata para integração da futura Estação Jardim Colonial. Por conta disso, a operação comercial desta linha, terá início somente às 16 horas. Os passageiros serão atendidos pelos ônibus gratuitos do sistema Paese das 4h40 às 16 horas entre as estações Vila Prudente e São Mateus.

ViaQuatro e ViaMobilidade – Nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, na véspera do feriado (1°) a operação será normal, como nos dias úteis. Na terça-feira (2), a operação será equivalente a de um domingo e a oferta de trens será ajustada ao longo do dia, de acordo com a demanda de passageiros.

Bilhetes – Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Sabesp

Para serviços emergenciais, a Central de Atendimento Telefônico funciona 24 horas, pelos telefones 195 ou 0800 055 0195, em todas as cidades atendidas pela Sabesp no estado de São Paulo. Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home) e no Sabesp Fácil (https://sabespfacil.sabesp.com.br/), o atendimento também é 24h, todos os dias. Em ambos é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços.

No sábado, 30/10, e domingo, 31/10, a Central de Atendimento funciona 24h, mas as agências físicas estarão fechadas. Na segunda-feira, 1/11, a Central de Atendimento funciona 24h e as agências físicas estarão abertas para atendimento somente com agendamento que pode ser feito pelo link https://sabesp.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/SABESP.

Os Postos Municipais onde há atendimentos da Sabesp – Descomplica Butantã, Campo Limpo, São Miguel, Resolve Fácil Itapevi e Ganha Tempo Barueri – permanecerão fechados na segunda-feira (1/11), assim como os atendimentos da Companhia nas unidades do Poupatempo.
Na terça-feira, 2/11, a Central de Atendimento funciona 24h, mas as agências físicas estarão fechadas.

O atendimento volta na quarta-feira (3/11), no horário normal de cada unidade. É importante esclarecer que todos os serviços do Poupatempo, incluindo os dos postos da Sabesp, são realizados somente com agendamento prévio de data e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou no aplicativo Poupatempo Digital.

A Ouvidoria não terá atendimento no feriado de 2 de novembro. Na segunda-feira (1/11), o atendimento telefônico (0800 055 0565) funciona no horário normal, das 8 às 18h. A Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482) não terá atendimento no feriado, mas estará disponível na segunda-feira, 1/11, das 8h às 18h.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição no feriado do dia 2 por meio do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br.

Bom Prato

A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que no feriado, somente os restaurantes da rede Bom Prato que abrem aos finais de semana irão funcionar – Brás, Campos Elíseos, Guaianases, Lapa, Santana e São Mateus. No dia 1º, todas irão abrir para atendimento normal.

Fazenda

Os postos da Fazenda permanecerão fechados nos dias 1º e 2, segunda e terça-feira, voltando a atender a população no dia 3, quarta-feira.

JUCESP

A JUCESP terá o atendimento presencial suspenso nos dias 1º e 2 de novembro. Porém, seus serviços estarão disponíveis on-line no site: www.institucional.jucesp.sp.org.br.

PAT e Banco do Povo

As unidades de São Paulo do Banco do Povo estarão fechadas nos dias 01 e 02. Demais municípios seguem determinação local. Os PATs, como estão sob gestão das prefeituras, seguem as normas municipais. O PAT Central, da Rua Boa Vista, estará fechado.

CDHU

Nos dias 1º e 2 de novembro não haverá expediente na CDHU.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo