Ícone do site Atibaia.com.br

Detran-SP: veja passo a passo para fazer a transferência digital de veículos

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) apresenta aos cidadãos paulistas um passo a passo da Transferência Digital de Veículos (TDV), primeira completamente digital do Brasil, disponível pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, para Android e IOS. “Rápido, seguro e eficiente. Tudo pelo seu celular” é o mote da campanha que vai desmistificar o processo e destacar os benefícios dessa nova maneira de transferir veículos.

(Imagem: Governo do Estado de São Paulo)

O conceito da campanha é ilustrado pelos personagens João e Helena, que demonstram como é simples e eficiente realizar a transferência digital de veículos em apenas cinco minutos, direto pelo celular e pagando a taxa via PIX sem sair do aplicativo.

A campanha, que estará presente em diversas mídias até o final de abril, inclui filme, spots, anúncios em revistas, banners eletrônicos para redes sociais, além de peças publicitárias em relógios de rua e pontos de ônibus. No endereço eletrônico https://transferenciadigital.detran.sp.gov.br/, os cidadãos podem tirar dúvidas sobre o serviço.

(Foto: Reprodução / Youtube / Detran-SP)

A transferência digital de veículos elimina a burocracia e os prazos longos, permitindo que o processo seja concluído em cerca de cinco minutos, eliminando a necessidade de ir ao cartório, pois a autenticidade digital dispensa o reconhecimento de assinaturas. Além disso, o pagamento da taxa de transferência e de débitos pendentes pode ser via PIX, sem sair do aplicativo, garantindo segurança e praticidade aos envolvidos.

Com a TDV, São Paulo se tornou o primeiro estado brasileiro a oferecer um processo de transferência de veículos totalmente eletrônico, facilitando a vida de vendedores e compradores.

A oferta da transferência digital de propriedade de veículos colabora com a despapelização da autarquia, ou seja, a diminuição do uso de papel, até que ele possa ser praticamente eliminado em todos os procedimentos do Detran-SP, que devem acontecer de forma digital. A Transformação Digital partiu da adesão do Detran-SP ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), para o pagamento de multas com desconto e a indicação do real condutor de forma eletrônica, a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ainda em 2023, e neste ano, do talonário eletrônico de multas.

Passo a passo

Veja o passo a passo para realizar a transferência digital de veículos no estado:

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo

Sair da versão mobile