Governo de SP determina luto no Estado por vítimas do coronavírus

Decreto será publicado nesta quinta-feira (7) e vai vigorar até o fim da pandemia; estado já superou marca de 3 mil mortes pela COVID-19.

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (6) que haverá luto oficial em todo o estado de São Paulo em respeito e pesar às vítimas fatais do coronavírus. Até o início da tarde desta quarta, eram 7.921 mortes provocadas pela COVID-19 em todo o país, com 3.045 óbitos em São Paulo.

“A partir de amanhã, teremos luto oficial em todo o estado de São Paulo. Lamentavelmente, ultrapassamos 3 mil mortos com coronavírus, é o maior volume da história do estado em uma circunstância de menos de 60 dias”, declarou o Governador. “Em respeito às famílias e amigos destes que perderam vidas, será um gesto de solidariedade. E, lamentavelmente, daqueles que ainda vão perder as suas vidas”, acrescentou Doria.

Governador João Doria durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (6) (Foto: Reprodução/ Portal do Governo do Estado de São Paulo)

O decreto de luto oficial será publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta (7) e valerá até que a crise sanitária seja superada. Com o texto em vigor, as bandeiras hasteadas em todas as repartições públicas e instituições de ensino devem permanecer a meio mastro, em homenagem à memória dos mortos pela COVID-19.

O número de mortos em São Paulo por COVID-19 subiu 7% em apenas um dia. Em relação a infectados, o total chegou a 37.853 casos – aumento de 10% em relação ao dia anterior – confirmados de pacientes com COVID-19 nos 645 municípios paulistas.

A taxa de internação em leitos de terapia intensiva destinados a pacientes de COVID-19 era de 67,2% em todo o estado, mas subia para alarmantes 86,6% na Grande São Paulo. O número de internados por suspeita ou confirmação da doença era de 3.404 em UTIs e 5.197 em enfermarias em todas as regiões do estado.

Epicentro

São Paulo permanece como epicentro da pandemia do coronavírus no Brasil. O país registrava nesta quarta um total de 114.715 casos confirmados de COVID-19.

As taxas de isolamento social somaram 47% em todo o estado e 48% na capital na última terça (5) – o índice considerado ideal é de 70%. O decreto estadual de quarentena em São Paulo está em vigor até este domingo (10).

“Eu queria reforçar a questão do número de óbitos, e nesse sentido, para que as pessoas olhem para esses números e procurem se salvar em casa, ficar em casa significa se salvar, para que não se exponha e não adquira, não seja mais um caso confirmado na cidade de São Paulo”, afirmou o Secretário da Saúde, José Henrique Germann

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo