Jogo de futsal em torneio estudantil termina em pancadaria em Bragança Paulista

Uma partida de futsal da 19ª edição dos Jogos Franciscanos, campeonato estudantil realizado em Bragança Paulista, interior de São Paulo, terminou em pancadaria na noite da última segunda-feira (8). As imagens da confusão viralizaram em redes sociais e chamam atenção.

O duelo era válido pela semifinal da categoria sub-17 e envolveu as escolas estaduais Marcos Antônio da Silva Guimaraes, de Bragança Paulista, e Alfredo Olivotti, de Extrema-MG. Logo após o triunfo da equipe mineira por 2 a 1, a confusão começou. Pessoas que estavam nas arquibancadas entraram em quadra e teriam iniciado a briga.

O coordenador de esportes de Extrema, Ronaldo Guimarães da Silva, estava no ginásio como técnico da equipe mineira. Segundo ele, não havia nenhum tipo de segurança no local no momento da invasão. A polícia militar teria chegado somente quando a confusão já tinha terminado, mas nenhum boletim de ocorrência foi feito por parte do time de Extrema.

– O jogo, em quadra, foi muito bom. Não teve nenhuma confusão, provocação. Tanto que só teve um cartão amarelo na partida. Mas, quando acabou, os nossos alunos foram se abraçar. Daí surgiu um monte de gente nos atacando. Eram torcedores da outra escola. Foi um ato de vandalismo, infelizmente. Os jogadores do outro time não entraram na briga. Foram os torcedores mesmo que começaram nos atacar, depois quiseram murchar os pneus da van… Foi algo lamentável – afirmou Ronaldo em entrevista por telefone. De acordo com o coordenador, ninguém teve ferimentos graves na confusão.

A direção da escola estadual Marcos Antônio da Silva Guimaraes, de Bragança Paulista, lamenta o ocorrido, mas afirma que nem todos os torcedores que invadiram a quadra são alunos da escola. A diretoria assegura que está identificando os alunos que se envolveram na confusão e vai tomar providências.

A Universidade São Francisco, que organiza o campeonato, disse por meio de nota que lamenta e repudia o ocorrido. A entidade informa que a rodada foi suspensa até a averiguação dos fatos e a escola Marcos Antônio da Silva Guimaraes, cujo os torcedores invadiram a quadra, foi eliminada da competição.

A universidade também destacou que o evento é organizado em parceria com a Prefeitura de Bragança Paulista, que cedeu a infraestrutura dos jogos e reiterou o apoio da Guarda Municipal. A Prefeitura de Bragança foi procurada pela reportagem, mas não se pronunciou até a publicação da reportagem.

Fonte: G1.globo.com