Ricardo Mansur, ex-dono do Mappin, é preso em Bragança Paulista

De acordo com mandado da Justiça Federal, ele saiu de São Paulo e foi para uma residência no interior sem comunicar previamente, cometendo falta em prisão domiciliar. Ele foi encaminhado à Cadeia de Piracaia.

O empresário Ricardo Mansur, ex-dono das lojas Mappin e Mesbla, foi preso nesta quarta-feira (14) em um condomínio de luxo em Bragança Paulista (SP) por cometer falta considerada grave no cumprimento da prisão domiciliar. A defesa dele contesta a ação.

De acordo com a Polícia Civil, a prisão foi feita pela PM em cumprimento a um mandado da Justiça Federal. Segundo o documento, ele saiu da prisão domiciliar em São Paulo e foi para uma residência no interior sem comunicar à Justiça.

Delegacia de Bragança Paulista (Foto: Reprodução/ Street View)

Ele passou por audiência com a Polícia Federal e, pela falta, foi encaminhado à Cadeia de Piracaia.

O advogado Eduardo Kuntz, responsável pela defesa de Mansur, disse que vai tomar providências e classificou a prisão como “abuso”.

“A defesa recebeu, com surpresa, a teratólogica decisão que ilegalmente determinou a prisão de um senhor de idade, na sua própria casa e que já cumpriu a sua pena. Não resta outra alternativa que não buscar restabelecer a Justiça e, posteriormente, tomar as providências contra tal abuso”, diz nota.

O entendimento da defesa é que ele deveria estar em regime aberto já que 1/6 da pena foi cumprida em fevereiro de 2021.

Prisão domiciliar

Ele cumpre prisão domiciliar desde fevereiro de 2020, após ser condenado a seis anos de reclusão no processo do Mappin e mais 5 anos e 6 meses no processo Crefisul.

No caso do Crefisul, os prejuízos globais a terceiros, segundo apuração do Banco Central (BC), chegam a R$ 407,5 milhões.

Fonte: G1.globo.com