Ícone do site Atibaia.com.br

Vai viajar no feriado? Veja dicas do que fazer em congestionamentos

Quem gosta de viajar, pode aproveitar o feriado prolongado e curtir. Mas antes de conseguir o tão sonhado descanso é preciso enfrentar rodovias e nesses períodos o motorista pode se deparar com trânsito mais intenso e pontos de lentidão.

Por conta disso, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) preparou algumas dicas sobre o que fazer e o que não fazer quando estiver parado na rodovia.

Relaxe

Ficar estressado não vai tirá-lo do congestionamento.

Cuide da postura

Deixe as costas bem apoiadas no banco e segure o volante com os braços levemente dobrados.

Descanse

Procure descansar a cada 3 horas ou quando sentir sono. Durante esse intervalo, desça do carro, faça alongamentos e caminhe um pouco. Essa prática é importante para evitar que o motorista durma ao volante.

Acostamento

Nunca ultrapasse pelo acostamento. Além de desrespeito com os outros motoristas e colocar os demais em risco, esse tipo de ultrapassagem é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Distância segura

Mantenha distância do veículo da frente. Dessa forma, você garante a sua segurança. Se houver um engavetamento, seu carro não se chocará com o veículo da frente e você, além de não correr riscos de se machucar, não terá que arcar com o prejuízo de terceiros. Essa atitude também será útil para garantir uma área de manobra caso seja necessário.

Embreagem

Ficar pisando na embreagem sem necessidade compromete a vida útil deste componente. Use o freio e acione a embreagem quando for colocar o carro efetivamente em movimento. Nos carros automáticos é preferível passar o câmbio para a posição “N” nas pausas maiores e segurar o carro no freio.

Carro ligado

Nada de desligar o veículo em toda parada no meio de um engarrafamento. Só o faça se perceber que a parada será realmente longa, ou em túneis em que essa recomendação seja expressa.

Sem “banguela”

Nunca tente deslocar o carro desengrenado ou desligado, pois a maioria dos sistemas de freios perde sua eficiência e você corre o risco de causar acidentes.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo

Sair da versão mobile