Combate à dengue: Atibaia segue vigilante na prevenção da doença

Há cerca de um ano estamos mergulhados numa pandemia e pouco se fala em outras doenças que não seja a Covid-19. No entanto, é preciso continuarmos atentos a vários tipos de ameaças que nos cercam, como a dengue, cujo mosquito transmissor, o Aedes aegypti, se prolifera justamente na época do calor e de maior quantidade de chuvas.

Em Atibaia, a Vigilância Ambiental segue realizando visitas casa a casa para dar orientações sobre como se proteger e evitar a dengue. Desde o início da pandemia do Coronavírus, os agentes não estão entrando nas residências para evitar contato com a população. Eles tocam a campainha e, se alguém aparecer, as diretrizes sobre a doença são dadas no portão, com a entrega de um panfleto ao morador. Se ninguém atender, o panfleto é deixado na caixa de correio.

(Imagem Ilustrativa de 41330 por Pixabay)

Somente em janeiro deste ano, 2.300 visitas a residências foram feitas no município para prevenção da dengue. Em 2020, ocorreram pouco mais de 52.000 visitas, uma queda em relação a 2019, por conta da dificuldade de fazer a inspeção e da movimentação menos intensa das equipes de combate. Em 2019, além dos agentes de combate a vetores, os agentes comunitários de saúde auxiliavam nas visitas às casas, o que não aconteceu em 2020, devido ao combate à pandemia. Em 2019 foram registradas 636 notificações de dengue em Atibaia, sendo 413 confirmadas e 214 descartadas; e em 2020 foram registradas 283 notificações, 183 foram confirmadas e 99 descartadas.

Apesar das dificuldades na visitação das casas, a Vigilância Ambiental continua empenhada em instruir os moradores principalmente sobre os perigos de acumular água parada, onde ocorre a proliferação do mosquito. Além disso, é muito importante usar repelentes para evitar picadas do Aedes aegypti. A Unidade de Zoonoses orienta a população a se manter alerta e vistoriar periodicamente a residência e seu entorno, como quintais e áreas comuns em prédios, identificando e eliminado a água acumulada em locais que poderiam servir de criadouro do mosquito.

É importante também ficar atento aos principais sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça, cansaço, dor atrás dos olhos e nas articulações, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele, náuseas e vômitos.

As denúncias de possíveis focos de dengue podem ser feitas na Ouvidoria Municipal pelo telefone 4418-7800 ou pela plataforma digital “Atibaia Sem Papel”, disponível no site e pelo aplicativo 1doc Atendimento, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Play Store (Android) e da Apple Store (iOS).

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia