Confira dicas de cuidados com a alimentação para ter um sono tranquilo

Segundo nutricionista, quem costuma comer itens muito pesados à noite acaba com mais dificuldades para dormir

Muitas pessoas não desconfiam, porém os hábitos alimentares noturnos podem interferir na qualidade do sono. Quem costuma comer alimentos muito pesados à noite acaba tendo mais dificuldade para dormir do que quem faz uma refeição mais leve.

Para a nutricionista Karin Klack, da Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), alguns alimentos parecem leves, mas, na realidade, não são.

Segundo nutricionista, quem costuma comer itens muito pesados à noite acaba com mais dificuldades para dormir (Imagem Ilustrativa: Claudio Scott / Pixabay)

“É o caso de bebidas que contêm cafeína, como o café, mate, chá preto e chá verde, usado muitas vezes para quem quer emagrecer por ser um termogênico”, alerta. De acordo com a nutricionista, um copo de leite morno pode ajudar para uma noite tranquila. “Quando temos falta de cálcio no organismo, o risco de insônia é muito maior”, explica a nutricionista.

Outros alimentos recomendados para comer à noite antes de cair no sono são o iogurte com um pouco de aveia ou granola, pão integral com uma fatia de queijo branco, frutas pouco gordurosas, além dos sucos naturais e os chás de camomila, erva-doce ou erva cidreira.

A dona de casa Denise Barbosa conta que, há alguns meses, começou a ter problemas para dormir. Por conta disso, ela mudou a alimentação e sempre escolhe algum tipo de erva para fazer um chá. “Geralmente, eu bebo algo como camomila e erva cidreira. Faço isso uns 30 minutos antes de me deitar. Isso me ajuda a relaxar e pegar no nosso mais rápido”, revela.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo