Coronavírus: Leitos de UTI do SUS estão 100% ocupados em Bragança Paulista

Bragança Paulista atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, conforme o último boletim divulgado pela prefeitura no sábado (5). Na sexta-feira (4), os leitos também estavam lotados.

Atualmente, a cidade tem apenas 10 vagas de UTI reservadas para a doença, que ficam no Hospital Universitário São Francisco. (Foto: Alesp)

No início da pandemia, a região bragantina chegou a ter 30 leitos de UTI pelo SUS, reservados exclusivamente para pacientes com Covid-19. Atualmente a cidade tem apenas 10 vagas de UTI reservadas para a doença, que ficam no Hospital Universitário São Francisco.

Os outros 20 leitos que atendiam a região eram custeados pelo Ministério da Saúde, sendo 13 na Santa Casa de Bragança e mais sete no Hospital Bragantino, mas eles foram desativados.

Em entrevista ao Jornal Vanguarda, a secretária de saúde Marina Oliveira informou que a prefeitura está buscando alternativas de emergência pra evitar que falte atendimento e que solicitou ao Governo Federal a reativação de mais leitos.

Ministério da Saúde

Em nota, o Ministério da Saúde informou que pode fazer a ampliação dos leitos desde que a cidade atenda a algumas recomendações, como comprovação da estrutura física e de corpo clínico para atuar nos leitos solicitados.

Fonte: G1.globo.com