COVID-19: Médicos orientam sobre como evitar a contaminação doméstica

Contágio ocorre quando integrante da família sai de casa e volta portando o vírus; veja cuidados que podem diminuir os riscos.

Os cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (causador da doença COVID-19) dentro de casa são fundamentais no combate à doença e valem para as residências da capital e do interior de São Paulo. Especialistas alertam sobre a importância de manter as medidas preventivas, de modo a proteger todos no ambiente doméstico, sobretudo em tempos de isolamento social.

“O único jeito de haver contaminação dentro das moradias é se alguém for levar esse vírus para dentro das casas”, explica Geraldo Reple, presidente do Conselho de Secretários Municipais da Saúde do Estado de São Paulo.

COVID-19: Médicos orientam sobre como evitar a contaminação doméstica (Imagem Ilustrativa: Gerd Altmann / Pixabay)

“A contaminação do ambiente domiciliar acontece quando as pessoas saem de casa e voltam portando o vírus que adquiriram na comunidade”, salienta Luiz Carlos Pereira Junior, diretor do Hospital Emílio Ribas e membro do Centro de Contingência do Coronavírus do estado.

O diretor do Hospital Emílio Ribas também aborda alguns procedimentos ao voltar da rua. “Quando você chega em casa, tem que tirar a roupa, se trocar. Recomenda-se também que você possa tomar banho para, dessa maneira, proteger as pessoas dentro da residência”, orienta.

Confira, no vídeo a seguir, mais orientações para o combate ao novo coronavírus:

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo