Faltas no AME em 2019 fazem aumentar fila de espera de outros pacientes

O número de pacientes faltosos às consultas médicas e exames no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Atibaia, em 2019, prejudicou pacientes na fila de espera, diminuindo a oferta de vagas por especialidades disponibilizadas na cidade.

Os dados de 2019 registraram que, de janeiro a dezembro, foram desperdiçadas 3.239 consultas. A unidade do AME Atibaia atende 18 cidades da região e obedece a determinação do governo do Estado de que a disponibilidade de vagas por cidade seja feita por meio da média entre o número da população e o número de atendimentos desperdiçados. Em função do alto número de faltosos, a disponibilidade de consultas para o mês de dezembro foi reduzida em 507 consultas para a população de Atibaia. A média chegou a 22,7 % de absenteísmo no último mês do ano: de cada 100 consultas marcadas, quase 23 pessoas não comparecem ao atendimento.

Ambulatório Médico de Especialidades (AME) (Foto: Reprodução/ Site Prefeitura de Atibaia)

As ações adotadas pela Pasta, na tentativa de reduzir as faltas, vão desde a assinatura pelo paciente de um termo de responsabilidade de comparecimento, contato telefônico prévio com todos os pacientes agendados e contato posterior para averiguação dos fatores que motivaram a ausência. Em meados de 2019, ainda foi disponibilizado um canal de cancelamento de consultas pelo aplicativo WhatsApp, no número (11) 93000-4076. Para desmarcar a consulta, o paciente deve enviar a foto do comprovante de marcação de consulta, pois nele estão todos os dados necessários para o cancelamento, abrindo a oportunidade para outro munícipe ser atendido.

Segundo a Secretaria de Saúde, a cada ausência é desencadeada uma série de perdas em toda a estrutura mobilizada em receber e atender o paciente. Com a falta do paciente à consulta ou ao exame, as demais pessoas que necessitam de atendimento são atingidas de forma mais preocupante ainda, pois acabam na fila de espera por um período maior de tempo.

O cancelamento de consultas e exames pode ser realizado:

– Na unidade de saúde presencialmente;
– Por ligação telefônica no número da unidade de saúde que foi agendado;
– Na Central de Vagas pelo WhatsApp número (11) 93000-4076, com o envio da foto do comprovante de marcação de consultas.

Fonte: assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia