Ícone do site Atibaia.com.br

Natal na pandemia: especialistas indicam como reduzir os riscos da Covid-19

A pandemia de coronavírus se estendeu ao longo de 2020 e vai afetar a tradicional ceia de Natal. Infectologistas afirmam que a medida mais segura é cancelar as grandes confraternizações porque não há como impedir completamente a transmissão. Mas para quem decidiu manter o evento, há uma cartilha com recomendações. (Leia mais abaixo)

(Imagem Ilustrativa de Free-Photos por Pixabay)

De acordo com especialistas, a premissa para ‘cancelar o Natal’ é a mesma usada para os eventos cancelados com as restrições estaduais para evitar a transmissão. O ideal é que não haja contato entre pessoas que não fazem parte do mesmo núcleo familiar ou com quem não manteve rotina durante toda a pandemia.

A infectologista Rachel Stucchi, da Universidade de Campinas (Unicamp) explica que com a alta de casos, esse tipo de confraternização é um risco para a família, principalmente porque reúne pessoas do grupo de risco que antes, poderiam não estar expostas.

“As pessoas não comemoraram seus aniversários ou foram a eventos o ano todo, mas vão colocar a vida me risco por causa de duas semanas? , questiona.

Apesar das recomendações, quem decidir comemorar com grupos maiores que os do convívio podem adotar algumas medidas. Os cuidados se assemelham com os tomados em restaurantes: luvas para se servir, limite de pessoas por mesa, uso de máscara, evitar itens que possam ser compartilhados e até evitar o abraço.

Veja as recomendações:

Fonte: G1.globo.com

Sair da versão mobile