Suco de aipo emagrece? Aprenda receita detox queridinha dos famosos

Estudo aponta que o salsão ajuda o corpo a queimar mais calorias do que as contidas no vegetal. Veja benefícios e como fazer o suco que não pode faltar na dieta das irmãs Kim Kardashian e Kylie Jenner, do cantor Pharrell Williams e das atrizes Naomi Watts e Gwyneth Paltrow.

O aipo, também conhecido como salsão, é um item essencial para quem deseja perder peso. Segundo estudo do Hospital da Universidade de Coventry e da Universidade de Warwick, o vegetal possui ‘calorias negativas’, o que faz com que o corpo gaste mais energia do que a contida no alimento após consumi-lo. Os pesquisadores chegaram ao resultado após uma experiência com o apresentador Matt Tebbutt, que eliminou 72 calorias ao ser alimentado com um aipo cru de 53 calorias. Além de ter calorias negativas, o alimento conta com baixo valor calórico – aproximadamente 20 kcal para 100 g de aipo cru. O vegetal ainda é composto por 75% de água e 25% de fibras.

Suco de aipo deve ser feito com o vegetal cru (Imagem Ilustrativa de Ana Segota por Pixabay)

“O aipo é um vegetal aromático e possui muitos benefícios para a saúde, além de ser versátil e oferecer a possibilidade de ser totalmente aproveitado, desde as folhas até a raiz”, declara a nutricionista Vivian Ragasso, pós-graduada em nutrição esportiva pelo CEFIT (Unifesp).

Principais benefícios do aipo

Rico em propriedades como potássio, vitamina C e K, fósforo e antioxidantes, o aipo é um potente diurético natural, o que pode ajudar no processo de emagrecimento.

Veja abaixo os principais benefícios do vegetal:

  • Diminuição da retenção hídrica;
  • Aumento da produção do ácido clorídrico e, por isso, também diminui o refluxo;
  • Ajuda na diminuição da pressão arterial;
  • Melhora níveis de colesterol;
  • Ajuda no detox do fígado.

Aipo cru x suco de aipo

  • Suco de aipo pela manhã;
  • Aipo cru em saladas e receitas à tarde e à noite.

Recentemente, a modelo Kylie Jenner revelou que o suco de aipo é um dos principais itens de sua dieta e que bebe o suco do vegetal sempre, pela manhã. Além da socialite, famosos como sua irmã, Kim Kardashian, o músico Pharrell Williams e as atrizes Naomi Watts e Gwyneth Paltrow já declararam que são adeptos da dieta com a bebida.

“Eu tenho uma gaveta inteira na minha geladeira apenas de aipo cru, para fazer suco fresco”, declarou Kylie Jenner, em entrevista à Harper’s Bazaar.

Mas, afinal, qual é a melhor forma de consumir o aipo? De acordo com a especialista Vivian Ragasso, nutricionista do Instituto Cohen, o ideal é ingerir tanto o suco quanto o alimento cru. A profissional ainda indica que o melhor horário para tomar a bebida é na parte da manhã, pois ajuda no processo de emagrecimento.

“O ideal é consumir os dois. O suco pela manhã (pode ser consumido uma vez por dia) e o aipo cru em receitas de almoço e jantar, como salada de batata e legumes cozidos”, finaliza Ragasso.

Receita de suco de aipo

Com base nas orientações da nutricionista Vivian Ragasso, o EU Atleta preparou uma receita de suco de aipo para te ajudar a eliminar os quilinhos extras. Confira abaixo!

Ingredientes

  • 1 ou 2 maços de aipo
  • 2 rodelas de abacaxi picado
  • Suco de 1 limão
  • 1 maçã picada

Modo de preparo

Coloque tudo na centrífuga e tome imediatamente, de preferência, ou em até 24 horas na geladeira.

Se preferir fazer no liquidificador, acrescente os ingredientes picados aos poucos, e coloque 1/2 copo de água junto para ajudar a bater. Coe tudo e tome imediatamente ou em até 24 horas na geladeira.

Fonte: nutricionista Vivian Ragasso / G1.globo.com