Tradicional subida à Pedra Grande ocorre nesta segunda-feira (30)

Neste feriado do Dia do Trabalhador, ocorre a tradicional subida noturna à Pedra Grande. O evento é realizado todos os anos, na virada de 30 de abril para 1º de maio, quando moradores de Atibaia e visitantes fazem a subida ao monumento natural, monitorados pela Fundação Florestal.

Assim como em anos anteriores, a Prefeitura, em conjunto com a gestão da Pedra Grande, e órgãos estaduais serão responsáveis pelo monitoramento e controle do acesso, tanto da Estrada da Pedra Grande, quanto da Trilha da Minha Deusa.

O horário para subida monitorada será das 20h do dia 30 até às 2h do dia 1° e a trilha terá entrada normalizada a partir das 6h do dia 1°. O acesso à Estrada Pedra Grande será fechado para subida de veículos das 18h do dia 30 até 9h do dia 1°. O objetivo principal do monitoramento é promover o bom uso e garantir a integridade do espaço natural, coibindo ações de degradação da natureza como: fogueiras, corte da vegetação para acampamento, dispersão de lixo, entre outros.

Pedra Grande (Foto: Divulgação PEA)

 

NÃO SERÁ PERMITIDO:

· Porte de instrumentos ou objetos perfurante ou considerado arma branca e objetos que possam originar fogo (facões, garrafas de vidro, velas, isqueiros, entre outros);

· Acesso de menores de idade sem acompanhamento de responsável legal;

· Consumo de bebida alcoólica;

· Acampamento fora da área delimitada para essa finalidade (Parte superior da Pedra Grande);

· Acesso a qualquer área que não seja a demarcada e com sinalização de acesso proibido;

· Realização de fogueiras ou uso de fogareiros para alimentação;

Instruções adicionais:

· Não há possibilidade de ancoragem das barracas no espaço reservado para acampamento. Traga equipamentos simples e de fácil montagem;

· Por se tratar de período noturno, é necessário o uso de lanternas para sua segurança. Lembre-se de trazê-las carregadas ou com baterias reservas.

· Traga cantis com água e alimentação leve. Qualquer lixo produzido deverá ser jogado em lixeiras ou levados de volta. Cuidado com embalagens cilíndricas e leves, pois elas “rolam” para a vegetação abaixo da Pedra Grande. Na trilha, armazene consigo seus resíduos!

· Utilize roupas adequadas, como calçados fechados, calças e agasalhos devido à baixa de temperatura no período noturno na Pedra Grande.

· Respeite a sinalização e os agentes que estejam orientando o evento. O bom uso do espaço é fundamental para evitar possíveis impactos no ambiente.

Visitante, faça sua parte! Contribua com os agentes de segurança, obedecendo suas determinações e garanta que sua experiência em contato com a natureza seja boa tanto para você quanto para a conservação do espaço!

ATENÇÃO: Por se tratar de área de risco, os participantes devem estar imunizados contra Febre Amarela com antecedência mínima de 10 dias!

Para mais informações

O Monumento Natural Estadual da Pedra Grande fica na Estrada Municipal da Pedra Grande, s/n, na Serra do Itapetinga. Para saber mais, envie e-mail para fflorestal@fflorestal.sp.gov.br ou ligue para (11) 4402-3533, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Site da Fundação Florestal.