Ícone do site Atibaia.com.br

13 frutas ricas em água: veja lista campeã da hidratação

Você sabia que algumas frutas têm mais de 90% de água em sua composição e contribuem enormemente para a reposição de líquidos do corpo? Melancia e melão devem vir logo à cabeça, mas muita gente se surpreende ao saber que o morango tem 91,8% de água. Veja abaixo uma lista montada com a ajuda dos nutricionistas André Araújo e Luis Fernando Pinto Mantovani, destacando os nutrientes de cada uma das 13 frutas citadas entre as ricas em água.

Melão: a fruta campeã da hidratação (Imagem Ilustrativa: Saher Suthriwala por Unsplash)

Observação: existem outras frutas muito ricas em água, como toranja, mas optamos por um recorte que inclua as três mais e outras também ricas e comuns na dieta do brasileiro.

1. Melão

2. Melancia

3. Morango

4. Mamão papaia

5. Laranja

6. Limão

7. Abacaxi

8. Abacate

9. Uva Itália

10. Kiwi

11. Maçã Fuji

12. Goiaba

13. Banana Prata

Hidratação

Segundo o nutricionista André Araújo, o ideal é ingerir de 1,5 a 2 litros de água todos os dias, com a quantidade podendo variar de acordo com a idade e o clima do local em que a pessoa vive.

“O melhor parâmetro de hidratação é a coloração da urina, que precisa estar clara, mas não totalmente transparente”, informa André.

Ainda sobre o consumo, o profissional salienta ainda para a importância de se hidratar ao longo de todo o dia, e não apenas consumir grandes quantidades de água em períodos espaçados.

“O ideal é que o consumo seja fracionado durante o dia, em especial a cada hora, e logo ao acordar, por volta de 1 copo (200ml). Uma forma de facilitar o processo é andar sempre com garrafas, de preferência de aço inox, evitando as de plástico, pela contaminação do composto bisfenol. O consumo de águas saborizadas também pode ser interessante para manter a hidratação em dia, assim como água com gás”, afirma o nutricionista.

O nutricionista também ressalta a importância de se hidratar corretamente durante a prática esportiva, recomendando o consumo de:

“Essa reposição pode ser feita pelo consumo de sucos de fruta, repositores hidroeletrolíticos, água de coco e suplementos esportivos a base de carboidrato e proteína”, afirma o nutricionista.

André reforça ainda a importância do consumo diário de frutas e vegetais, que além de auxiliarem na manutenção de uma dieta saudável facilitam a hidratação ao longo do dia.

“É essencial o consumo de frutas pelo menos duas vezes ao dia, o que além de ajudar a saúde potencializa a hidratação. Frutas como laranja, abacaxi, morango, melancia e melão possuem alto teor de água na composição, assim como algumas hortaliças, como alface, espinafre, repolho, tomate, abobrinha e pepino”, lista o profissional.

Fontes:
André Araújo (@nutriandre.araujo) é nutricionista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC – Campinas), pós-graduado em nutrição e fisiologia aplicada ao exercício e nutrição esportiva funcional e especialista em nutrição aplicada ao futebol – com colaboração de Luis Fernando Pinto Mantovani (@luis.fernaandoo), estudante do último período do curso de Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC – Campinas), estagiário de nutrição esportiva sob supervisão de André Araújo e pós-graduando em nutrição clínica, esportiva e exames laboratoriais.
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.2. São Paulo, 2022. [Acesso em: 12/2022]. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca.

Fonte: EuAtleta

Sair da versão mobile