Ícone do site Atibaia.com.br

Como controlar a saúde com dietas plant-based, mediterrânea e DASH

Estudos apontam três dietas para melhor controle da saúde, tratamento de doenças (cardiovasculares, hipertensão, obesidade, doenças intestinais…), longevidade e qualidade de vida. Na coluna de hoje, aqui no EU Atleta, vamos entender um pouco mais sobre cada uma. São elas: a dieta plant-based, a dieta mediterrânea e a dieta DASH.

Também vamos abordar formas de inserir melhores hábitos no seu estilo de vida. Vamos nessa?

Dieta plant-based é forma de controlar melhor a saúde (Imagem Ilustrativa: Rebecca Hansen por Unsplash)

1) Dieta plant-based

Baseia-se em uma alimentação de origem vegetal, sem consumo de proteína animal. É mais natural, minimamente processada e com variedade de grupos alimentares. Sempre que possível, também é orgânica.

Suas principais fontes alimentares:

2) Dieta mediterrânea

Esta dieta é baseada na maior proporção de frutas, verduras e legumes, assim como cereais integrais e leguminosas. Há ainda maior proporção no consumo de peixes, leite e derivados “magros”, azeite e oleaginosas.

A dieta mediterrânea – que leva esse nome por ser comum em países banhados pelo mar Mediterrâneo, como Espanha, Itália e Grécia – estimula evitar ou reduzir o consumo de carne vermelha. Além disso, permite o consumo moderado de vinho e chás como chá verde.

3. Dieta DASH (The dietary approaches to stop hypertension)

Na sigla original em inglês, DASH significa “the dietary approaches to stop hypertension”. Na prática – e em português -, são abordagens dietárias para dar um basta na hipertensão. Essa dieta também preconiza maior ingestão de frutas, verduras e legumes, cereais integrais, leguminosas, laticínios magros, oleaginosas e azeite.

Outras medidas incluídas na dieta são:

Atitudes para um estilo de vida saudável:

Fonte: EuAtleta

Sair da versão mobile