Ícone do site Atibaia.com.br

Pêssego: calorias, benefícios e tabela nutricional da fruta da cor de 2024

O “Peach Fuzz”, ou “penugem do pêssego” em tradução literal, foi escolhido como cor do ano de 2024 pela Pantone. E para além da cor, o pêssego também é uma ótima escolha de fruta para quem está buscando uma dieta mais saudável. Com baixo teor calórico e alta concentração de água, vitaminas e minerais, o pêssego é excelente para a pele, o coração e o sistema imunológico. Sendo uma fruta bastante doce e suculenta, o pêssego é comumente visto como um “potencial vilão” para a dieta, mas a nutricionista Daniela Zuin garante que a realidade é exatamente o oposto: a fruta tem poucas calorias, apenas 39 a cada 100 gramas. Como um pêssego médio tem cerca de 150 gramas, uma unidade tem menos do que 60 calorias.

(Imagem Ilustrativa de G.C. por Pixabay)

“O pêssego definitivamente não é um vilão quando se trata de calorias. Na verdade, é quase o oposto! Imagine uma fruta suculenta e doce como o pêssego. Você pode pensar: ‘Deve ser calórica, certo?’ Mas aí vem a surpresa: uma porção de 100 gramas de pêssego tem apenas cerca de 39 calorias. Isso é menos do que uma maçã pequena! Então, se você está de olho na balança, pode respirar aliviado”, garante a profissional.

É rico ainda em betacaroteno, um carotenoide, ou seja, um pigmento natural presente em alguns alimentos. Após ingerida, a substância tem a capacidade de se converter em vitamina A. Além disso, a nutricionista ressalta ainda que o pêssego é um excelente aliado para manter o funcionamento do sistema digestório em dia.

“Se você está procurando um lanchinho que também ajude a manter o intestino funcionando direitinho, o pêssego é uma ótima opção. Porém, não é porque o pêssego ajuda a regular o intestino que você vai sair comendo um cesto inteiro deles. Equilíbrio sempre!”. Confira a seguir a tabela nutricional da fruta.

Tabela Nutricional – Porção de 100g

Benefícios do pêssego

Receita de pêssego em calda caseiro

Aprenda a fazer uma receita de pêssego em calda caseiro

Além da fruta natural, o pêssego em calda também é uma opção muito popular em todo o Brasil. Porém, as duas versões não são exatamente iguais, e Daniela Zuin apontou as principais diferenças.

“De um lado temos o pêssego natural, fresco e suculento, com sua capa de fibras, vitaminas e antioxidantes, pronto para salvar o dia com poucas calorias e muitos benefícios para a saúde. Do outro lado, temos o pêssego em calda, doce, irresistível e mergulhado em uma deliciosa calda açucarada, mas com mais calorias e açúcar. Se você quer saúde e leveza, vá de pêssego natural. Mas se você está buscando um pouco de indulgência, o pêssego em calda pode ser a sua escolha para momentos especiais”, sugere.

Ingredientes:

Modo de preparo:

A profissional ainda dá dicas de quais são os momentos mais adequados para consumir cada uma das versões do pêssego.

“Imagine o pêssego natural como uma opção versátil: no café da manhã, cortado em cima do iogurte, no lanche da tarde, no jantar, em uma salada com fatias de pêssego… Agora, o pêssego em calda, pense nele como uma opção para ocasiões especiais: uma sobremesa para impressionar, como uma torta de pêssego em calda, um upgrade no seu sorvete básico de baunilha… Mas o pêssego fresco pode ser um curinga em receitas também, sendo grelhado ou assado. Em resumo, pêssego fresco para o dia a dia, pêssego em calda para aqueles momentos especiais. E lembre-se: não importa como você escolha saborear seu pêssego, o importante é curtir cada mordida”.

Fonte:
Daniela Zuin é nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais) e especialista em nutrição clínica e estética. Com título de especialização em Nutrição Clínica pela Centro Universitário do Triângulo e especialista em fitoterapia pela VP, Master Coach em Emagrecimento, especialista em Nutrição Estética.

Fonte: EuAtleta

Sair da versão mobile