Ícone do site Atibaia.com.br

Planejando a ceia: Saiba qual prato de Natal tem menos calorias

No Natal e no Réveillon existem alimentos que carregam tradições familiares, simbolismos, memória afetiva e superstições, e não é necessário abrir mão dessas referências. O importante é negociar, ter moderação e saber como escolher o alimento. Legumes assados e frutas também são boas escolhas.

(Imagem Ilustrativa: Jed Owen por Unsplash)

Qual o prato de proteína mais magro, bacalhau, peru ou tender?

O peru. Pois em cada 100 gramas dos alimentos abaixo, temos:

Mas o maior diferencial é a forma de preparo, o que adicionamos às receitas: molhos cremosos ou à base de queijo, por exemplo, aumentam as calorias e a quantidade de gorduras, e devem ser evitados. Outra coisa importante são os acompanhamentos: saladas regadas apenas no azeite, sem molhos cremosos, combinam com todos esses pratos e não aumentam muito as calorias ingeridas.

Qual a forma ideal de se comer rabanada?

Como minimizar os danos à saúde

Orientações gerais

Nos eventos

  1. No preparo dos alimentos, há aumento do valor calórico quando adicionamos gorduras: manteiga, creme de leite, queijos e azeite/ óleo. Fritar os alimentos pode até dobrar o valor calórico da preparação.
  2. Prefira preparações cozidas, refogadas e assadas.
  3. Evite entradinhas fritas e a base de queijos.
  4. Inicie a refeição principal sempre por uma salada., ficará mais saciado e conseguirá fazer melhores escolhas. Abuse das folhas, tomate, palmito, cenoura e beterraba raladas, cogumelos, pepino, salada de lentilha, grão de bico e feijão fradinho;
  5. Evite molhos à base de creme de leite, queijos e maionese. Prefira mel com mostarda, azeite, vinagre balsâmico e iogurte com hortelã.
  6. Escolha a sobremesa que te dá prazer e complemente com frutas;
  7. Atenção ao consumo de bebida alcoólica. No comparativo em doses (1 taça de vinho = 1 lata de cerveja = 1 dose de uísque), todas possuem valor calórico similar. O importante é evitar excessos, beber para confraternizar e relaxar, mas evitando a ressaca do dia seguinte. Beber demais pode levar ao aumento de peso, perda de treinos e risco à saúde;
  8. Não perca o foco e o controle durante as festas, negocie, coma com prazer e moderação o que valer!
  9. Retome a organização alimentar no período entre o Natal e o Ano Novo.

Fonte: EuAtleta

Sair da versão mobile