Futebol: Confira raio-x do grupo do Atibaia para a Copa Paulista

Falcão estreia no campeonato neste domingo, contra o Juventus.

O Atibaia estreia na Copa Paulista neste domingo, 5, às 10h, contra o Juventus, fora de casa. O Falcão está no Grupo 4, que conta com Audax, Ituano, Juventus, Nacional, Portuguesa e Taboão da Serra. A equipe foi campeã da Série A3 do Paulista nesta temporada.

Alexandre Barbosa, presidente do clube, e Carlão, treinador interino, afirmaram que o Atibaia entra para brigar pelo título da competição, e não a encaram como laboratório para a disputa da A2 do Paulista na próxima temporada.

Atibaia conquistou o título da Série A3 do Paulista nesta temporada (Foto: Alexandre Battibugli/FPF)

A chave do Atibaia conta principalmente com equipes que disputaram a Série A2 do Paulista nesta temporada. Confira um raio-x dos adversários do Falcão na Copa Paulista.

Ituano

O Galo de Itu é o único time do grupo a ter disputado a elite do Paulistão neste ano. A boa campanha da equipe no estadual anima o torcedor para a disputa da Copa Paulista. O Ituano estava no grupo A, que contava com Corinthians, campeão da competição, Bragantino e Linense. A equipe terminou na terceira colocação, com 17 pontos, mesma pontuação do Bragantino, que se classificou para as quartas de final pelos critérios de desempate.

O Ituano ainda participou do Troféu do Interior no campeonato estadual, disputado pelas equipes de fora da capital que obtiveram as melhores posições na competição. Após o Paulistão, a equipe profissional do Ituano não disputou mais partidas oficiais. A troca de gramado do estádio Novelli Júnior e a renovação de contrato do volante Corrêa, que coleciona passagens por Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo, foram os maiores destaques da equipe durante o período.

Portuguesa

No primeiro semestre, a Lusa disputou o Campeonato Paulista Série A2 e terminou na 12ª colocação. Em 15 jogos, a equipe venceu três, empatou sete e perdeu cinco. Uma campanha abaixo da média. Outro dado que chama a atenção foi na questão disciplinar. Ao todo, a equipe recebeu 39 cartões amarelos na competição, a primeira isolada neste quesito.

A última partida do elenco profissional foi no dia 24 de março, no empate por 1 a 1 contra o Sertãozinho. Na preparação para a Copa Paulista, a Lusa disputou três jogos-treinos, vencendo dois e perdendo um. Destaque para a vitória no amistoso internacional contra o River Plate do Uruguai, por 1 a 0.

Juventus

O Moleque Travesso disputou a Série A2 do Campeonato Paulista no primeiro semestre. E a campanha não foi animadora. O time da Mooca terminou na 14ª colocação, apenas uma à frente do rebaixado Audax. No estadual foram 15 jogos disputados, com quatro vitórias, um empate e dez derrotas. Além do pior ataque da competição, com 11 gols.

Após o susto na A2, o Moleque Travesso se concentrou na preparação para a Copa Paulista. No total, foram cinco jogos-treinos, com uma vitória, dois empates e duas derrotas. O rendimento do ataque segue preocupando. Em três dos cinco jogos a equipe saiu de campo sem marcar gols.

Audax

O primeiro semestre não foi nada bom para o Audax. A equipe disputou a Série A2 do Paulista e terminou a competição na 15ª colocação, e foi um dos dois times rebaixados à Série A3 da próxima temporada. No estadual, foram 15 jogos disputados, com apenas duas vitórias, cinco empates e oito derrotas. O time teve a pior defesa do campeonato, com 26 gols sofridos.

Após o rebaixamento na A2, a equipe perdeu vários jogadores, e deve utilizar grande parte do elenco sub-20 na Copa Paulista. O time de base está na segunda fase do estadual da categoria, após se classificar em um grupo com Palmeiras e Santos. O treinado do Audax é o ex-zagueiro Max Sandro, que já atuou pelo Avaí, Paysandu, Coritiba e Portuguesa.

Nacional

O Naça é mais um time do grupo que disputou a Série A2 do Paulista no primeiro semestre. Porém, diferente dos rivais, a campanha animou a torcida. A equipe terminou na quinta colocação, com 25 pontos. Um a menos que o quarto colocado XV de Piracicaba, que se classificou às semfinais da competição.

A última partida oficial da equipe profissional foi no dia 24 de março, na vitória sobre o Rio Claro, por 2 a 1. Após isto, o Naça disputou dois jogos-treinos, vencendo o Santo André, por 1 a 0, e empatando sem gols contra o Taubaté.

Taboão da Serra

O Cats disputou a Série A3 do Paulista no primeiro semestre. A equipe fez campanha regular, terminando na décima colocação, com 27 pontos. No confronto contra o Atibaia, melhor para o Falcão, que venceu por 2 a 1.

Durante a preparação para a Copa Paulista, o Taboão realizou três jogos-treinos. Apesar de não vencer nenhum, os rivais eram de peso: Corinthians, Vasco e São Caetano. Perdeu pelo placar mínimo contra o Timão e o Gigante da Colina, e empatou em 2 a 2 com o Azulão.

Um fato que chamou atenção no período de preparação do Cats para a Copa Paulista foram as contratações de Lucas e Matheus Surcin, ambos filhos de Marcelinho Carioca, ídolo do Corinthians. Esta é a primeira vez que os irmãos atuam juntos.

Fonte: Globoesporte.globo.com