Bon Odori

O Obon é uma tradicional festividade japonesa que tem sua origem no Budismo. A festa simboliza gratidão pela boa colheita e celebra as almas dos antepassados através da dança, o Bon Odori, ao som dos tambores típicos japoneses (taiko), das flautas de bambu (fue) e do canto em estilo min’yo.

A dança consiste em movimentos delicados e simples com cinco gestos básicos: colher, ceifar, semear, agradecer e festejar. No Brasil, o Bon Odori difundiu-se através dos imigrantes japoneses que desejavam dar continuidade às tradições de sua terra natal, existindo atualmente diversos grupos espalhados por todo o país.

 

O Bon Odori de Atibaia existe há mais de 50 anos e foi fundado pelos imigrantes da província de Fukushima, que fazem parte da Associação Fukushima Kenjin de Atibaia. O grupo conta com a participação de jovens nikkeis e integrantes sem descendência nipônica.

Em Atibaia, o Bon Odori costuma se apresentar principalmente em Junho (festividades de aniversário da cidade) e em Setembro (Festa das Flores e Morango de Atibaia).