Atibaia forma 1ª turma de Promotoras Legais Populares

Curso estimula a participação política e cidadã das mulheres; e as capacita para atuarem no enfrentamento de situações de violência de gênero, discriminação e desigualdade.

O evento de formatura da 1ª turma de Promotoras Legais Populares – PLP’s, de Atibaia, foi realizado na última segunda-feira (9), às 18h, no Fórum Cidadania. Os certificados foram entregues às 28 mulheres que realizaram o curso. Promovido pela Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Coordenadoria Especial da Mulher em parceria com o Programa Bem Estar, desenvolvido pela OSC “Mater Dei Cam”, o curso ocorreu entre agosto e dezembro de 2019.

O projeto consiste em formar agentes sociais com embasamento e desenvoltura para orientar e aconselhar mulheres em situação de violência e garantir acesso à justiça. Por meio da realização de vários encontros temáticos onde são abordadas as dificuldades e violências encaradas pelas mulheres e como funcionam, seus direitos e como garanti-los na busca da construção de uma sociedade mais justa.

Atibaia forma 1ª turma de Promotoras Legais Populares (Foto: Prefeitura de Atibaia)

Ao longo dos 19 encontros presenciais, promovidos na EM Prof. Waldemar Bastos Bühler, as 28 novas agentes sociais tiveram a oportunidade de participar das atividades propostas baseadas em vivências, construção e troca de conhecimentos. As dinâmicas de grupo com propostas motivacionais e de auto conhecimento, exibição de documentários, vídeos, performance teatral, entre outras atividades, tiveram um papel fundamental na identificação e reconhecimento de situações de agressão, não somente físicas, sofridas por mulheres no dia a dia.

Com a metodologia baseada na educação popular de Paulo Freire, as Promotoras Legais Populares vivenciaram um projeto baseado nos ideais de justiça, democracia e dignidade. E estão aptas a atuar nas comunidades em que estão inseridas, tanto em ações preventivas, como na identificação e orientação de situações já constatadas. As Promotoras Legais Populares surgiram na América Latina na década de 80 e em torno de 20 anos no Brasil, e Atibaia está entre as cerca de 30 cidades paulistas que oferecem o curso.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia