Atibaia segue com baixa adesão ao isolamento social e baixa testagem para Covid-19

Índice de isolamento foi de apenas 42% na última terça-feira (46). Atibaia realizou menos de 400 testes desde o início da pandemia.

A pandemia do novo coronavírus segue fazendo vítimas pelo Brasil e pelo estado de São Paulo. Hoje (28), pela manhã, secretarias estaduais de Saúde confirmaram no país 414.661 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 25.697 mortes. Na última quarta-feira (27), o Estado de São Paulo registrou 6,7 mil mortes por coronavírus, com mais de 89,4 mil casos confirmados.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que serão necessários mais de 18 meses para o desenvolvimento completo de uma vacina para combater as infecções pelo novo coronavírus. Até lá, o distanciamento social é a estratégia mais eficiente para reduzir o pico de intensidade da epidemia, diminuindo o risco de sobrecarregar os sistemas de saúde e ganhando tempo para desenvolver tanto tratamentos como vacinação contra o novo coronavírus.

Desde que foi decretada a quarentena no estado de São Paulo, no dia 24 de março, o Sistema de Monitoramento Inteligente analisa dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social na região.

Gráfico mostra índices de isolamento social em Atibaia de 23 de abril até 26 de maio (Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento/)

Na última terça-feira, 26 de maio, o Sistema de Monitoramento Inteligente indicou o percentual mais baixo de isolamento em Atibaia desde a implantação da quarentena, com adesão de apenas 42%. O governo estadual já apontou que o índice mínimo satisfatório é de 55%. Autoridades de saúde afirmam, no entanto, que a taxa ideal para conter a propagação do coronavírus seria de 70%.

Na quarta-feira (27), o governador de São Paulo, João Dória, anunciou medidas para retomada gradual das atividades econômicas no estado a partir de segunda-feira, 1º de junho. No entanto, em Atibaia, a flexibilização da quarentena já foi adotada pela prefeitura no dia 23 de abril.

Até ontem (27), a Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia divulgou que a cidade havia registrado 77 casos confirmados de coronavírus e descartado 236  desde o início da pandemia. A prefeitura de Atibaia comemora esses números, considerados baixos para a média do estado. No entanto, o número de testes realizados na cidade pode estar mascarando a real situação do município.

Se foram confirmados 77 casos e descartados 236, conclui-se que foram realizados, em Atibaia, apenas 313 testes em todo o período. Em uma cidade com aproximadamente 140 mil habitantes, essa testagem é considerada extremamente baixa.

Atibaia realizou menos de 400 testes desde o início da pandemia (Imagem Ilustrativa: Fernando Zhiminaicela / Pixabay)

Subnotificação

O Ministério da Saúde afirma que não há como saber exatamente quantas pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus no país. Como não há testagem em massa, boa parte dos portadores assintomáticos ou com sintomas leves não chega a ser testada.

As evidências indicam que até mesmo o número de mortes e casos graves de coronavírus é maior do que o confirmado oficialmente a cada dia pelo Ministério da Saúde e as secretarias estaduais. É o que mostram pelo menos cinco fontes de dados, confirmadas por especialistas:

  • Número total de mortes em São Paulo em março de 2020 ficou 168% acima do registro oficial
  • Internações por síndromes respiratórias aumentaram quase 10 vezes em 2020 no Brasil
  • Cartórios registraram aumento de 1.035% nas mortes por síndrome respiratória no Brasil em março e abril de 2020
  • Número de enterros aumentou 18% em abril na cidade de São Paulo
  • Mortes de brasileiros em casa crescem 11% nos meses de março e abril de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado

Vidas salvas pelo isolamento social

A plataforma “Vidas salvas pelo isolamento social”, organizada pelo Prof. Paulo J. S. da Silva e pela pesquisadora Sagastizábal, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp, evidencia com simulações matemáticas, a partir dos dados disponíveis, a importância do isolamento social e o perigo de seu relaxamento. A página atualizada diariamente, mostra a evolução da Covid-19 no Brasil como um todo, por regiões e alguns estados mais afetados.

http://www.ime.unicamp.br/~pjssilva/vidas_salvas.html

De acordo com uma pesquisa desenvolvida por um grupo de cientistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, caso não sejam desenvolvidas formas de tratamento eficiente ou uma vacina para combater as infecções pelo novo coronavírus, o distanciamento social prolongado ou intermitente pode ser necessário até 2022.

SIMI-SP

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.