Autora de livro sobre Programa Família Acolhedora apresenta palestra nesta terça (28) em Atibaia

Nesta terça-feira (28) será realizada em Atibaia uma palestra sobre o Programa Família Acolhedora, com a Doutora Jane Valente, referência na área e autora do livro “Família Acolhedora: Relações de Cuidado e de Proteção no Serviço de Acolhimento”.

O encontro ocorre nas dependências da Câmara Municipal (Avenida Nove de Julho, nº 265, Centro), a partir das 9h30. Os usuários e técnicos do serviço de acolhimento de crianças e adolescentes no município, operadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, profissionais da Assistência Social, do Sistema de Garantia de Direitos, Poderes Judiciário e Legislativo e o Ministério Público formam o público-alvo da ação, que também tem entrada aberta e gratuita a toda a população. Durante o evento ainda está prevista uma apresentação cultural de alunos do Espaço Crescer.

O Programa Família Acolhedora busca ajudar crianças e adolescentes encontrando um lar onde seus direitos sejam garantidos (temporariamente, enquanto suas famílias de origem devem ser fortalecidas). A proposta é captar famílias da comunidade de forma que sejam selecionadas, capacitadas e acompanhadas pelos técnicos psicossociais para acolherem, temporariamente e na própria residência, crianças e/ou adolescentes em situação de risco pessoal e social, que estejam necessitando de cuidados e proteção.

A palestrante, Doutora Jane Valente, é assistente social, servidora pública da Prefeitura de Campinas; especialista em violência doméstica contra a criança e o adolescente pelo LACRI USP; com formação em atendimento a casal e família pela Psiquiatria Médica da UNICAMP; terapeuta familiar; mestre e doutora em Serviço Social – PUC São Paulo; membro do Grupo de Trabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária desde 2005; consultora da Rede Latino-americana de Acolhimento Familiar (RELAF) desde 2005; secretária municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar da Prefeitura de Campinas no período de 2013 a agosto de 2017; com formação em Liderança Executiva para a Primeira Infância em Harvard, em 2017; e assessora especial na Prefeitura de Campinas, coordenando a elaboração do Plano Municipal para a Primeira Infância.

Mais informações sobre o Programa Família Acolhedora – como requisitos para participação, seleção e habilitação – podem ser solicitadas junto à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social: Rua Zeferino Alves do Amaral, nº 78, Centro, telefone (11) 4414-0650.