Coronavírus: Funcionamento do comércio em Atibaia será suspenso a partir desta terça (24)

Na manhã deste domingo (22), o Prefeito Saulo Pedroso de Souza, divulgou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, novas determinações a serem adotadas pela Prefeitura da Estância de Atibaia no combate ao Coronavírus. Na ocasião, o Prefeito ainda ressaltou que o momento é de responsabilidade e consciência de toda a população.

As ações que serão publicadas em novo decreto na Imprensa Oficial Eletrônica de Atibaia, estão alinhadas com as decisões de quarentena, decretadas pelo governo do Estado, neste sábado (21). A partir desta terça-feira (24) estará suspenso o funcionamento do comércio local. Restaurantes e lanchonetes só poderão funcionar em sistema de delivery e de preferência com as portas fechada para evitar circulação de pessoas. Continuarão atendendo ao público supermercados, mercados, mercearias, açougues e padarias, desde que não sirvam alimentos ou bebidas para serem consumidas no local. Hospitais, Farmácias, drogarias, petshop, transporte por aplicativos, serviços de limpeza, postos de combustíveis e fornecimento de gás podem continuar abertos. Todo e qualquer estabelecimento que realizar atendimento ao público deve obedecer rigorosamente as medidas de higiene e de controle de fluxo de pessoas.

A fiscalização pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, será intensificada e os estabelecimentos que não cumprirem as determinações estarão sujeitos a suspensão ou cassação do alvará de funcionamento. Supermercados e bancos precisarão se adequar de forma a cumprirem de forma efetiva os protocolos de segurança ao público e colaboradores.

Outro ponto de grande relevância abordado é o que diz respeito ao transporte público: a frota de ônibus da SOU Atibaia irá operar com apenas metade da capacidade. Já, a entrada de ônibus intermunicipais está proibida a partir da meia noite (0h) desta segunda-feira.

Outra medida que deve ser publicada no novo decreto é a suspensão por tempo indeterminado da cobrança da Zona Azul e a fiscalização mais atuante das forças de segurança, que fazem parte do Gabinete de Gestão Integrada – GGI, monitorando as entradas da cidade para evitar que pessoas que não sejam profissionais ou tenham residência em Atibaia, circulem pelo município. Neste sentido, também foi solicitado que hotéis e pousadas cancelem as reservas e dispensem os hóspedes, caso contrário, a fiscalização tomará as medidas necessárias com possível lacração do local.

A necessidade para o momento é que as pessoas realmente fiquem em casa e só saiam em casos de urgência.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia