Festa de Flores e Morangos de Atibaia terá exposição sobre os 110 anos da imigração japonesa

Público poderá conferir exposição de fotos históricas cedidas pela Comissão de Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

2018 é o ano de celebração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, tema desta edição da Festa de Flores e Morangos de Atibaia. Em comemoração à data, foi cedido o selo de comemoração pela Comissão dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, que é coordenada pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.

Festa terá exposição sobre os 110 anos da imigração japonesa (Foto: Divulgação)

Além do selo foram concedidas 26 imagens relatando a história da imigração em dois temas para uma exposição inédita em Atibaia.

O primeiro tema é o “Rumo aos 110 Anos da Imigração Japonesa”. A exposição apresenta aos visitantes o contexto da história dos imigrantes japoneses no Brasil após a Segunda Guerra, fato que interrompeu a imigração até os anos 1950.

A partir das comemorações do 50º aniversário da imigração japonesa no Brasil, em 1958, a exposição ressalta os principais eventos comemorativos, realizados a cada dez anos, pontuando recomeço, progresso, memória, renovação, laços, autoestima e legado dos imigrantes japoneses em nosso país. Uma linha do tempo rica em eventos históricos que conduzem o visitante até os dias atuais, marcada pela presença de representantes da Família Imperial do Japão durante essas comemorações no Brasil.

Festa terá exposição sobre os 110 anos da imigração japonesa (Foto: Divulgação)

O segundo tema é “Gratidão”. Um resumo das adversidades enfrentadas e vencidas pelos imigrantes japoneses desde sua chegada em terras brasileiras, expressando a gratidão dos descendentes aos esforços de seus antepassados, que consolidaram a boa imagem da comunidade nipo-brasileira e o respeito perante a sociedade brasileira.

A exposição conta com imagens que ilustram a história da imigração japonesa desde a chegada ao Porto de Santos, o início da vida nas fazendas de café, as frentes de colonização, a vida nas cidades, o pós-guerra e a segunda fase da imigração com a retomada do intercâmbio Brasil-Japão, os projetos binacionais, o fortalecimento das relações humanas e a gratidão dos descendentes.

O público poderá conferir a exposição no pavilhão de decoração do evento, que tem mais de 1.500 m², todo decorado com flores que está sendo elaborado pela equipe de decoradores do evento.

Serviço:

38º Festa de Flores e Morangos de Atibaia
Data: de 31 de agosto a 23 de setembro de 2018
Às sextas, sábados e domingos
Horário: das 09h às 18h
Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni, Av. Horácio Neto, 1030

Fonte: G1.globo.com