Greve dos servidores municipais chega ao fim em Atibaia

Paralisação começou no dia 18 de junho em protesto pelo reajuste nos salários e redução do repasse do valor do convênio médico.

Depois de oito dias em greve, os servidores da Prefeitura de Atibaia retornaram ao trabalho nesta quarta-feira (26). A paralisação começou no dia 18 de junho em protesto pelo reajuste nos salários e redução do repasse do valor do convênio médico. A categoria aceitou 3,94% de reajuste.

Os funcionários começaram a greve depois de a prefeitura não apresentar contraproposta ao pedido de reajuste, alegando que teria que suspender a negociação por falta de verba em caixa, segundo o sindicato.

Servidores aceitaram 3,94% de reajuste (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Atibaia)

As aulas nas escolas municipais, creches e o atendimento nas repartições públicas estavam suspensos desde o dia 18 de junho. Apenas os serviços essenciais, de saúde e segurança, seguiram funcionando durante a greve.

De acordo com o sindicato, durante a paralisação foram feitas reuniões com a prefeitura e na tarde desta terça-feira (25) os trabalhadores aprovaram a proposta da gestão de reposição de 3,94%.

O acordo aprovado prevê ainda redução do repasse do valor do convênio antes proposto. A gestão alegava que com o reajuste no contrato com a empresa de saúde, eles teriam que repassar o valor e o desconto para os aderidos ao convênio chegaria a 40% para os funcionários ativos e 60% para os aposentados.

Na proposta, o desconto foi fixado em 35% para quem ganha até R$ 3,5 mil, podendo chegar a 75% para salários acima de R$ 7,5 mil. No caso dos aposentados, o valor foi congelado em 50%.

“Acho que o movimento foi necessário para a prefeitura entender a necessidade do trabalhador e chegarmos a uma negociação”, comentou a presidente do sindicato, Aparecida Edna de Souza.

Em nota, a gestão confirmou que as aulas e os serviços que estavam suspensos foram retomados na manhã desta quarta-feira (26).

Fonte: G1.Globo.com