Justiça manda prender dois ex-assessores acusados na ‘fraude do diploma’ em Atibaia

A prisão foi decretada no último dia 13 depois que ambos não foram encontrados durante o processo. Prefeitura e Câmara informaram que colaboram com a Justiça.

A Justiça decretou a prisão preventiva de dois ex-assessores, sendo um da prefeitura e outro da Câmara de Atibaia (SP). Eles são acusados de falsificação de diplomas para ingresso no serviço público – as fraudes, segundo o Ministério Público, ocorreram entre 2010 e 2011. A prisão foi decretada no último dia 13 depois que ambos não foram encontrados durante o processo.

Câmara de Atibaia (Foto: Divulgação/Câmara de Atibaia)

A investigação da promotoria começou com um assessor da prefeitura e se estendeu para a Câmara. A apuração apontou que funcionários teriam apresentado diplomas e históricos escolares falsos. Isso para atender as exigências de escolaridade dos cargos.

Em 2011, quando a escolaridade mínima passou a ser obrigatória, pelo menos sete funcionários não atendiam ao quesito para trabalhar como assessor. Segundo os vereadores, na época, três funcionários foram exonerado.

Um outro assessor também foi exonerado, mas foi recontratado três meses depois. Três servidores nem chegaram a ser demitidos.

Em 2014, uma Comissão Especial de Inquérito foi montada pelos vereadores para invetsigar o caso. Dois ex-assessores da Câmara contaram que fizeram curso à distância com provas escritas para conseguir o diploma do ensino médio.

Além dos dois ex-assessores, a Justiça também mandou prender o acusado de ter vendido os diplomas falsos.

Outro lado

A Câmara de Atibaia informou que tem encaminhados as informações e documentos solicitados pela Justiça e pela Promotoria.

A prefeitura informou que assim que soube da falsificação exonerou o assessor e comunicou a polícia; além de ter ingressado com uma ação civil pública, com o MP, para eventual ressarcimento aos cofres públicos.

Fonte: G1.globo.com