“Operação Chuvas de Verão” continua até março em Atibaia

Defesa Civil mudou de sede e agora está localizada na Rua Adolfo André, nº 1.055, Centro; Em caso de ocorrências, os telefones para contato são 199 ou (11) 4402-7414.

Desde dezembro de 2018 está acontecendo a “Operação Chuvas de Verão” em todo o Estado de São Paulo, com uma série de ações que buscam preservar vidas e reduzir danos aos seres humanos, materiais e ambientais, durante o período de maiores índices pluviométricos, como ocorre nesta época do ano. A Prefeitura de Atibaia, por meio da Coordenadoria Especial de Defesa Civil, já realizou diversas ações preventivas, como limpeza de rios, e até março – quando termina a operação – continuará intensificando as atividades, como vistoria de barragens e barramentos na cidade.

Nesta semana, a Defesa Civil de Atibaia passou a atuar em novo endereço (Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia)

A Defesa Civil de Atibaia funciona 24h para atender a qualquer ocorrência na cidade e conta ainda com apoio das secretarias de Segurança Pública (Guarda Civil Municipal – GCM e Trânsito), de Serviços, de Assistência e Desenvolvimento Social e do Fundo Social de Solidariedade, entre outras, nas ações de prevenção, além de atendimento de ocorrências causadas pelas chuvas.

Em caso de emergência, a Defesa Civil atende pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. Nesta semana, a Defesa Civil de Atibaia passou a atuar em novo endereço: agora o órgão está localizado na Rua Adolfo André, nº 1.055, Centro, onde já funcionava sua base operacional. O telefone de atendimento também mudou e o novo número é o (11) 4402-7414. No antigo endereço ficará a base da Polícia Militar Ambiental na cidade.

Além disso, qualquer cidadão que queira receber alertas de emergência/risco direto no celular, gratuitamente, por mensagens de texto, pode enviar um SMS para o número 40199, escrevendo apenas o CEP de sua residência.

Vale lembrar que para solicitar podas de árvores, os moradores podem entrar em contato com a Ouvidoria da Prefeitura (0800.77.33.996), enquanto para questões relacionadas à queda ou poda de árvores que estejam encostando na fiação elétrica, os munícipes devem procurar diretamente a concessionária de energia Elektro (0800.701.0102).

Orientações

Como no verão as chuvas são muito fortes e costumam causar problemas como enxurradas e transbordamento de córregos, a Defesa Civil de Atibaia faz um importante alerta: não se deve tentar atravessar esses pontos, pois o risco para a vida é muito alto. A forte correnteza da água pode arrastar pessoas para bueiros, bocas de lobo ou outros buracos que tenham se formado em virtude da força d’água.

Outra orientação importante, especialmente nessa época do ano, é de que as pessoas assumam condutas de preservação em relação aos gambás – que circulam com maior frequência pelo ambiente urbano no verão – uma vez que esses animais são predadores naturais de escorpiões, filhotes de cobras e aranhas, entre outras espécies que podem apresentar riscos para os seres humanos. Em caso de ocorrência de gambás feridos e/ou acuados, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil, que conta com equipe preparada para o devido manejo e resgate.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia