Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Atibaia lança Cartilha própria

Evento de lançamento acontece neste dia 12 com palestra da escritora Anna Luiza Calixto.

O dia 12 de junho também é marcado por ser o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. E esta foi a data escolhida para o lançamento da Cartilha “Pronto ou Não, Lá Vou Eu – De criança para criança. Vamos falar de Trabalho Infantil”. Idealizada e produzida através de construção coletiva das ações desenvolvidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e da OSC Espaço Crescer, a Cartilha foi redigida pela escritora Anna Luiza Calixto.

O evento de lançamento será realizado na Estação Atibaia com atividades programadas para os dois turnos. A parte da manhã está direcionada para os inscritos representantes das redes protetivas e palestra da autora da cartilha, Anna Luiza. Na sequência inicia uma oficina de capacitação desenvolvida pelo Canal Futura, por meio de sua equipe de Mobilização Comunitária.

Na parte da tarde mais de 200 crianças das escolas E.M. Prefeito Gilberto Sant’Anna; E.M. Professora Walda Paolinetti Lozasso; E.M. Eva Cordulla Hauer Vallejo e E.E. Professor Constantino Simões de Lima vão participar de oficinas lúdicas, jogos recreativos e leitura da Cartilha, aprimorando ainda mais os aprendizados das atividades realizadas pelo PETI.

O PETI

Desde a adesão ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do governo federal em 2014, a Prefeitura Municipal passou, além de cumprir as diretrizes da agenda nacional conforme as orientações técnicas, a promover mais ações de conscientização a respeito do tema. Diferentes formas de sensibilização de crianças e adultos são realizadas por meio de atividades como palestras, rodas de conversa, teatro e mobilizações socioeducativas.

Neste ano, após chamamento público para contratação de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para realização de ações do PETI foi contemplado o Espaço Crescer. Dentre as inúmeras atividades acordadas no Plano de Trabalho juntamente com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, está a Cartilha “Pronto ou Não, Lá Vou Eu – De criança para criança. Vamos falar de Trabalho Infantil”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia