Quadrilha usa fuzis, roupas camufladas e até capacetes em ataque a bancos em Atibaia

Um policial militar foi morto e outros quatro foram baleados durante ação na madrugada desta quarta-feira (19). Ninguém foi preso.

Criminosos que mataram um PM e deixaram outros quatro baleados usaram fuzis de grosso calibre, explosivos, roupas camufladas e até capacetes no ataque a três agências bancárias na madrugada desta quarta (19) em Atibaia. Ninguém foi preso.

A Polícia Civil informou que a quadrilha é formada por cerca de 30 pessoas e usou ao menos seis carros na ação que ocorreu por volta das 3h. Segundo a polícia, a quadrilha se dividiu em grupos para fazer o roubo e evitar a chegada da polícia.

Região central de Atibaia foi isolada após troca de tiros (Foto: TV Vanguarda/ Reprodução)

Os criminosos montaram pontos de contenção para impedir a aproximação dos policiais do local do crime. Em um desses pontos, próximo à companhia da Polícia Militar, o policial Nilson Mikio Furuta Junior, de 30 anos, morreu em uma troca de tiros quando saía para atender a ocorrência.

“Eles vieram muito preparados, tanto com fardamento, capacete, armas de grosso calibre. Vieram prontos para o pior. Eram fuzis de todos calibres”, afirmou o delegado Elton Costa.

Na rodovia Fernão Dias também houve troca de tiros com uma equipe da PM que se deslocava para apoiar a ocorrência.

“Viaturas que estavam se deslocando de outro batalhão, da região de Mairiporã, tiveram um confronto na Fernão Dias, e tivemos outros policiais feridos. Ao todo, tivemos quatro policiais feridos e uma vítima fatal”, disse o delegado.

A Polícia Civil informou ainda que dois cofres dos bancos foram destruídos e dinheiro foi levado pelos suspeitos. Apesar disso, a quantia de dinheiro levada ainda não foi apurada.

Após a ação, os criminosos conseguiram fugir e são procurados pela polícia. Ao menos três carros usados pelos suspeitos já foram localizados e apreendidos. Na manhã desta quarta-feira, a região onde ficam os bancos estava isolada para trabalho de perícia e investigação.

“Usaram de uma violência muito grande contra os policiais, uma violência que não é corriqueira nesse tipo de crime. Não afastamos qualquer possibilidade”, afirmou Elton Costa.

O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) também foi acionado, pois os criminosos deixaram explosivos no local após a ação.

Alvos

O Banco do Brasil informou que “aguarda a liberação da agência após perícia policial para avaliar os danos à estrutura da unidade, que não abrirá nesta quarta-feira (19). Não há previsão para a normalização do funcionamento da agência”. Os clientes podem optar por outras duas agências do BB na cidade.

Além disso, o Banco do Brasil informou que colabora com as investigações policiais para a solução do caso.

Já o Banco Santander afirmou em nota que não foi alvo da ação. Segundo a assessoria de imprensa do banco, os vidros da agência foram atingidos, o que justifica os estilhaços no local. O Santander aguardava liberação do local para retomar o funcionamento. Os clientes podem utilizar uma outra agência na bairro Jardim Paulista.

A Caixa Econômica Federal não se posicionou sobre o crime até a última atualização da reportagem.

Fonte: G1.globo.com