Rota das Bandeiras entrega cadeiras de rodas a nove municípios do Corredor Dom Pedro

A Concessionária Rota das Bandeiras realizou nesta terça-feira, dia 6 de novembro, a entrega de nove cadeiras de rodas a nove municípios do Corredor Dom Pedro, parceiros do programa Rota da Educação.

A ação é o resultado de uma campanha, denominada Lacre Nota 10, que tinha como objetivo arrecadar lacres de alumínio para serem trocados pelas cadeiras. No total, 53 escolas participaram da gincana organizada pela Rota das Bandeiras e arrecadaram 1.168 garrafas pet de dois litros cheias de lacres em apenas dois meses e meio. São necessárias 140 garrafas para que a troca por cada cadeira de rodas seja efetivada.

Representantes de Artur Nogueira, cidade campeã em arrecadação, recebem cadeira doada (Foto: Divulgação/Concessionária Rota das Bandeiras)

A diretora-geral do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Artur Nogueira, Inês Bombo, destacou que a iniciativa da Concessionária trouxe ensinamentos importantes aos alunos. “Ações como essa estimulam as crianças a exercitarem valores como solidariedade, respeito e amor ao próximo”.

Artur Nogueira foi a cidade que mais arrecadou lacres para a campanha, com 235 garrafas no total. Por isso, além da cadeira de rodas o município foi contemplado com as atividades do programa “Na Pista Certa”, parceria entre a Rota das Bandeiras e a Fundación Mapfre que, durante uma semana, levou as atividades lúdicas de uma minicidade ao município para que os alunos praticassem os conceitos de educação para o trânsito aprendidos em sala de aula. Inês conta que os alunos se mobilizaram por meio das redes sociais e conseguiram engajar as comunidades próximas às escolas. “Foram colocados postos de arrecadação em bares, padarias e no comércio da região”, conta.

A lição aprendida seguirá rendendo boas ações. Mesmo com o fim da campanha da Rota das Bandeiras neste ano – a campanha será retomada em 2019 –, os alunos de Artur Nogueira continuarão arrecadando lacres que, desta vez, serão doados para o Hospital do Amor, de Barretos.

Além de Arthur Nogueira, os municípios de Atibaia, Conchal, Igaratá, Itatiba, Jacareí, Jarinu, Nazaré Paulista e Paulínia também foram premiados.

A diretora-presidente da Rota das Bandeiras, Ana Carolina Farias, ressaltou a importância do investimento na Educação para a construção de um trânsito mais seguro. “A Rota das Bandeiras tem um orgulho muito grande do programa Rota da Educação, uma vez que ele age na formação das crianças. Elas são o futuro para que tenhamos motoristas cada vez mais conscientes”.

Atualmente, o Rota das Educação está implantado em nove municípios do Corredor Dom Pedro, sempre por meio de uma parceria entre a administração local e a Concessionária. Segundo a Concessionária, o programa já beneficiou 65 mil alunos desde o início de suas atividades, em 2012.

Fonte: Assessoria de Imprensa Rota das Bandeiras