Vereador aborda situação de moradores das casas demolidas pela Prefeitura no bairro Caetetuba

Na sessão da Câmara de Atibaia de 22 de outubro, o vereador Michel Carneiro utilizou o momento Tema Livre para comentar a demolição das casas da Rua Riacho Doce, no bairro Caetetuba, efetuada semana passada pela Prefeitura.

Casas da Rua Riacho Doce, no bairro Caetetuba, foram demolidas (Foto: Divulgação/ Câmara de Atibaia)

As residências, que estavam sendo construídas no local pelos próprios moradores, foram demolidas pela Administração Municipal sob justificativa de serem irregulares e estarem em área de risco. “Entendemos o posicionamento da Prefeitura, porém critico veementemente o modo como ocorreu a ação: de maneira truculenta, sem diálogo com a população, que foi pega totalmente de surpresa. De um dia para o outro, munícipes, incluindo crianças, idosos e deficientes físicos, ficaram sem qualquer lugar para morar”, criticou o vereador.

Casas da Rua Riacho Doce, no bairro Caetetuba, foram demolidas (Foto: Divulgação/ Câmara de Atibaia)

Michel Carneiro, inclusive, encaminhou um ofício ao Poder Executivo solicitando que seja realizada uma reunião com os moradores dessas casas a fim de se resolver este impasse: “há diversas soluções, como o Auxílio Aluguel, oferecido pelo governo do Estado, ou, e principalmente, a Prefeitura investir em política pública habitacional, aproveitando terrenos ociosos para a criação de lotes. Ainda há também o terreno que a Iguá Saneamento [empresa terceirizada responsável pelo tratamento de esgoto em Atibaia] adquiriu no próprio bairro Caetetuba para a construção de sua estação de tratamento. Metade do área do local, que não será utilizada, seria doada à Prefeitura para a construção de um campo de futebol. Ao invés do campo, o Poder Público deveria justamente investir em lotes para esta população carente. Espero que a Prefeitura atenda urgentemente às necessidades destes moradores”.

Casas da Rua Riacho Doce, no bairro Caetetuba, foram demolidas (Foto: Divulgação/ Câmara de Atibaia)

O vereador Júlio César Mendes, líder do governo na Câmara, comprometeu-se também a conversar com o prefeito Saulo Pedroso. “A Prefeitura tem investido bastante em programas habitacionais, portanto a situação destes moradores é uma preocupação nossa também. Vamos apurar, com certeza, possíveis atrocidades cometidas contra estes moradores e encontraremos uma solução digna para todos eles, a fim de evitar maiores tragédias diante desta situação traumática”, afirmou.

Casas da Rua Riacho Doce, no bairro Caetetuba, foram demolidas (Foto: Divulgação/ Câmara de Atibaia)

Por fim, o vereador Ubiratan Fernandes de Oliveira alertou sobre a importância da Administração Municipal rever seu programa habitacional. “Há diversas denúncias de pessoas que possuem dois ou até três imóveis destinados exclusivamente à população de baixa renda. Há até mesmo histórias de pessoas que alugam suas residências a outras pessoas. Se existisse uma intensa fiscalização destas irregularidades e fosse feito um levantamento de todas as famílias que mais necessitam de habitações, provavelmente estas pessoas que perderam suas casas não estariam sem lugar para morar. Este é realmente um problema de muito antigo, que ocorre em todo o país, mas que poderia ser facilmente sanado se houvesse uma efetiva apuração de ilicitudes por parte do governo e, principalmente, se existisse uma política pública destinada, de fato, aos anseios e demandas da população das periferias”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Atibaia