5º Ocupa Atibaia começa a espalhar arte pela cidade neste fim de semana

Neste fim de semana, dias 5 e 6 de maio, será realizada a primeira ação da quinta edição do Ocupa Atibaia, edital da Incubadora de Artistas de fomento à arte de rua. O artista Léo(nardo) Pereira estará na Praça Claudino Alves (da Matriz), a partir do período da manhã, montando sua intervenção “Carros Amarelos” que, depois de pronta, ainda ficará exposta para visitação até o fim de maio.

Maio Amarelo

O mês de maio é marcado pela veiculação de campanhas que têm como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. A partir do “Maio Amarelo”, o artista Léo(nardo) Pereira criou o projeto “Carros Amarelos”, que une ação cultural/educacional com artes visuais.

Carro Amarelo (Foto: Divulgação)

Carros Amarelos

Um carro destruído exposto servirá como tela do artista, recebendo as cores nas carrocerias e partes externas. A intenção é ressaltar a ideia de que o carro, apesar de ser uma máquina destruída, também sente o trauma relacionado ao acidente, representando o sofrimento das vítimas do trânsito.

Carro Amarelo (Foto: Divulgação)

O artista

Léo(nardo) Pereira é artista visual morador de Anápolis/GO, com experiência de 15 anos na área cultural e participação em projetos que valorizam os espaços urbanos, proporcionando o livre acesso da população a atividades de arte e cultura em geral.

“Baús do Tesouro”

A segunda ação do ano promovida pelo Ocupa Atibaia também já tem data marcada. O espetáculo de Teatro Lambe-lambe, ou Teatro de Miniaturas, “Baús do Tesouro”, será apresentado no dia 20 de maio (domingo).

Baús do Tesouro (Foto de Brenda Marques)

O espetáculo

“Baús do Tesouro” possui uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico mínimo, com um palco em miniatura confinado em uma caixa de dimensões reduzidas. Nesse espaço, são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração para um espectador por vez.

Baús do Tesouro (Foto de Brenda Marques)

Cia. Artística Avenida Lamparina

A Cia. Artística Avenida Lamparina, responsável pela montagem e circulação de “Baús do Tesouro”, formou-se em 2010 e, desde então, dedica-se à pesquisa, montagem e circulação de espetáculos para crianças, jovens e adultos.

Ofereça um Muro

Quem não é artista, mas apoia a arte de rua, pode contribuir oferecendo seu muro para receber uma das obras selecionadas pelo 5º Ocupa Atibaia. Aqueles que tiverem interesse em disponibilizar espaço para receber a arte, devem enviar um e-mail para comunicacao@incubadoradeartistas.com.br com foto, endereço e dimensões aproximadas do muro. A associação dará prioridade para lugares com grande circulação de pessoas e boa visibilidade.

Serviço

5º Ocupa Atibaia – “Carros Amarelos” –  Léo(nardo) Pereira
Data: 5 e 6 de maio de 2018
Local: Praça Claudino Alves, 78 – Centro – Atibaia (SP)
Horário: A partir das 10 horas

5º Ocupa Atibaia – “Baús do Tesouro” –  Cia. Artística Avenida Lamparina
Data: 20 de maio de 2018
Local: a ser confirmado
Horário: A partir das 16 horas

As ações e eventos do Ocupa Atibaia são gratuitos e podem ser acompanhados por qualquer interessado!

Outras Informações

Incubadora de Artistas
Fone: (11) 2427-5345
E-mail: 
comunicacao@incubadoradeartistas.com.br
Site:
www.incubadoradeartistas.com.br
Facebook: 
www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil