7ª Bienal Nacional de Gravura abre no dia 17 de novembro em Atibaia

A 7ª Bienal Nacional de Gravura abre no dia 17 de novembro, às 16h, no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, com obras de cerca de 30 artistas de várias regiões do país. A Bienal, realizada pela Prefeitura de Atibaia e pelo Museu Olho Latino, segue aberta ao público até o dia 18 de dezembro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

O evento de abertura contará com a apresentação do músico Marcelo Orenstein Alvim, do Projeto Educando com Música e Cidadania, da Prefeitura. Participam da bienal, artistas indicados pelo curador Paulo Cheida, com gravuras pertencentes ao acervo do Museu Olho Latino, que representam um contexto visual em que prevalece a figuração expressiva.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura de Atibaia, é uma ótima oportunidade para o público apreciar a criatividade da gravura brasileira e conhecer variações técnicas dessa arte, que é conhecida por seu alto nível de dificuldade devido ao conhecimento técnico e habilidade que o gravador precisa ter para desenvolver suas obras.

Os artistas participantes são considerados expoentes na arte da gravura e possuidores de currículos extensos com participações importantes e a maioria das obras foi realizada mantendo a tradição ética da gravura. A bienal contará com xilogravuras, gravuras em metal, serigrafias e litografias.

Entre os artistas estão: Clóvis Jr. (João Pessoa, PB), Francisco Maringelli (São Paulo, SP), Hélio Schonmann (Louveira, SP), Inácio Rodrigues (Atibaia, SP), Kenichi Kaneko (São Paulo, SP), Marlene Crespo (São Paulo, SP), Miriam Tolpolar (Porto Alegre, RS), Norberto Stori (São Paulo, SP), Lêda Watson (Brasília, DF), Valdir Rocha (São Paulo, SP) e o Coletivo Olho Latino com os integrantes: Alex Roch (Jundiaí, SP), Celina Carvalho (Campinas, SP), Cibele Marion Sisti (Jaguariúna, SP), Bruno Nitz (Vinhedo, SP), Maricel Fermoselli (Campinas, SP), Paulo Cheida Sans (Campinas, SP), Lari Leite (Rio Claro, SP), Tiago Rego (Indaiatuba, SP) e Suely Arnaldo (Sumaré, SP).

Serviço:

7ª Bienal de Gravura – Olho Latino
17 de novembro a 18 de dezembro
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Museu Olho Latino (Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret” – Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Parque das Águas)
Entrada gratuita