Câmara de Atibaia recebe exposição fotográfica “As crianças nas Congadas”

As imagens são de Flavio Pileggi, que abordou aspectos da infância no folclore.

A Câmara de Atibaia abriu na semana passada a exposição “As crianças nas Congadas”, no piso térreo do prédio. A mostra fotográfica de Flavio Luiz Pileggi nos leva a refletir sobre alguns conceitos que reproduzimos, mas que não são fiéis à realidade. Um deles é dizer que “folclore é coisa de gente velha”. O folclore é vivo, é dinâmico e passa de geração a geração.

Exposição “As crianças nas Congadas” (Foto: Divulgação/ Câmara Municipal de Atibaia)

Prova disso são estas imagens de filhos, sobrinhos, netos e bisnetos dos integrantes da maioria dos grupos de Congadas, Moçambiques e Caiapós. Crianças que estão levando a sério a missão de continuar a tradição de seus antepassados, em ciclo cheio de amor, carinho e respeito.

Para o fotógrafo, que já realizou diversas exposições na Câmara, “clicar estas imagens é mais do que apertar o botão da câmera, é sentir a vibração, a energia, a fé e o respeito dentro de cada criança e dos outros integrantes que ensinam a dança, o canto e acima de tudo o amor à tradição”.

A Câmara fica na avenida Nove de Julho, 265, centro. A exposição está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Atibaia